Culto aos animais no EREARQ-NE

Na próxima terça-feira (13/07/2010) irei apresentar no EREARQ-NE a comunicação “Ligação com os deuses: a criação, culto e mumificação de animais durante a antiguidade egípcia” no período da noite. O EREARQ-NE será realizado no Campus de Laranjeiras onde está localizado o Laboratório do Núcleo de Arqueologia da UFS. Abaixo o resumo da comunicação:

“Ligação com os deuses: a criação, culto e mumificação de animais durante a antiguidade egípcia” apresenta as principais características da criação de animais no Nordeste da África, em especial os que estão ligados aos territórios provenientes da sociedade egípcia antiga.

Do Período Pré-dinástico (Cerca de 5500 a.C. a 3050 a.C.) até a Segunda Dinastia (Período Tinita – cerca de 2920 a.C. a 2649 a.C) as divindades centrais começaram a receber uma forma, ao mesmo tempo em que algumas foram associadas com animais. (…)

 

Mais informações sobre o evento vocês podem ver no link http://erearqne.wordpress.com/

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]

3 comentários sobre “Culto aos animais no EREARQ-NE

  1. Olá! Tudo bem? Foi uma otima apresentação! Gostei muito do culto aos animais. Parabéns pela apresentação!!!

  2. Bom dia!
    É sempre um prazer fazer uma visita e quem dever agradecer sou eu, pelas informações sobre a mumificação de animais e com certeza estarei participando dos Encontro de Arqueologia em Laranjeiras e vou esta no VI Workshop Arqueológico de Xingó e I Ciclo Internacional de Simpósios Temáticos. Nos vemos lá! Abraço, tchau

Os comentários estão desativados.