Tumba de Tutankhamon será fechada

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

 

Por determinação do SCA a tumba de Tutankhamon, faraó da XVIII Dinastia, será fechada por tempo indeterminado, assim como de outros governantes, dentre eles Seti I e Nefertari (este já lacrado). Não se sabe quando se iniciará o processo de encerramento das tumbas, mas o SCA já alerta que só terão acesso às mesmas arqueólogos que pagarem uma taxa cujo valor não foi anunciado.   

Desde 2009 o SCA planeja fechar estas tumbas, principalmente a de Tutankhamon, pois, por se tratar de um dos faraós mais populares da atualidade, ele recebe inúmeras visitas, e é justamente a respiração dos visitantes que está acelerando o processo de degradação das pinturas do local, assim como a da múmia do faraó, a qual ainda não se sabe qual será seu destino após o fechamento do sepulcro.

Para “substituir” – já que artefatos são bens insubstituíveis – as tumbas réplicas precisas estão sendo feitas para amparar aos turistas. Determinação semelhante foi realizada com o complexo de cavernas de Lascaux na França, onde uma “Lascaux II” foi elaborada recebendo ainda hoje um grande número de curiosos, da mesma forma que a sua antecessora real.

 

Abaixo imagens da tumba de Tutankhamon (KV-62):

 

[cincopa AEFA2ZaqqGA2]

Fonte:
Público – Túmulo de Tutankhamon encerra em breve para evitar deterioração. Disponível em: < http://jornal.publico.pt/noticia/08-01-2011/tumulo-de-tutankhamon-encerra-em-breve-para-evitar-deterioracao-20972664.htm>. Acesso em: 08 de janeiro de 2011.