Triste Notícia – Por Zahi Hawass

Tradução: Márcia Jamille Costa | @MJamille

Vendo o blog do Dr. Zahi Hawass agora temos uma notícia desconcertante sobre a invasão ao Museu Egípcio do Cairo. Fiz a tradução integral da mensagem e caso tenha alguma sugestão para a tradução, por favor, escreva para marcia@arqueologiaegipcia.com.br :

Triste Notícia

Os auxiliares do departamento de banco de dados do Museu Egípcio do Cairo me deram seu relatório do inventário dos objetos do museu após o arrombamento. Infelizmente, eles descobriram que objetos do museu estão sumidos. Os objetos desaparecidos são os seguintes:

1 – Estátua dourada de madeira de Tutankhamon sendo carregado por uma deusa;

2 – Estátua dourada de madeira de Tutankhamon com arpão. Apenas o torso e membros superiores do rei estão em falta;

3 – Estátua de calcário de Akhenaton segurando uma bandeja de oferendas;

4 – Estátua de Nefertiti fazendo oferendas;

5 – Cabeça de arenito de princesa de Amarna;

6 – Estátua de pedra de um escriba de amarna;

7 – Shabtis de madeira de Yuya (11 peças);

8 – Escaravelho do coração de Yuya.

Investigadores começaram a procurar pelas pessoas que roubaram estes objetos, e a polícia com o exército planejam ter com os criminosos já presos. Eu disse que se o Museu Egípcio é seguro, então o Egito é seguro. No entanto, eu agora temo que o Egito não é seguro.

Em outra terrível cadeia de acontecimentos, noite passada um depósito em Dahshur foi arrombado; ele chama-se De Morgan’s. Este depósito contém grandes blocos e pequenos artefatos.

 

Texto no original: Sad News. Disponível em < http://www.drhawass.com/blog/sad-news > Acesso em 12 de Fevereiro de 2011.

 Update

Desde ontem (14 de Fevereiro de 2011) estão rondando alguns boatos de que três das oito peças listadas foram encontradas dentro do próprio Museu Egípcio na área da bilheteria (provavelmente largadas durante a bagunça). Segundo os mesmos uma das peças são os pedaços faltosos da estátua de Tutankhamon e o escaravelho de Yuya.

Zahi Hawass. Retirado de: Jean-Claude Aunos Photographe. Disponível em < http://www.jca-photo.com/portraits.html> Acesso em 12 de Fevereiro de 2011.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]

2 comentários sobre “Triste Notícia – Por Zahi Hawass

Os comentários estão desativados.