Meu livro já possui capa e nome: Uma Viagem pelo Nilo

Depois de cinco meses de organização de conteúdo, troca de e-mails, aprendizados e escolhas, finalmente o meu primeiro livro está pronto. Leia Mais »

Saiba mais sobre a série “Hieroglyph” da FOX

Confira aqui as novidades sobre o enredo e personagens. Leia Mais »

Estreou o filme “As aventuras de Peabody & Sherman”

Como comentado na página do Arqueologia Egípcia no Facebook, no dia 28 de fevereiro estreou nos cinemas brasileiros o filme “As aventuras de Peabody & Sherman”. Leia Mais »

Entrevista comigo para o Almanaque: Atraídos pelo Egito [Download]

Saiu neste domingo, 23 de março, uma entrevista minha submetida para o Almanaque do jornal O Popular de Goiânia. Leia Mais »

Reconstrução Facial da Múmia Tothmea

Segue um texto sobre a reconstituição da face da múmia Tothmea, cujo corpo está disponível para a visita no Museu Egípcio e Rosacruz (Curitiba-PR). Leia Mais »

Revista Mistérios dos Deuses Egípcios. Novidades!

Acompanhe aqui as novidades acerca destes fascículos lançados recentemente no Brasil. Leia Mais »

 

Estátua de Akhenaton encontrada?

Estátua de Akhenaton pode ter sido encontrada

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille 

De acordo com o blog Luxor News, escrito por Jane Akshar, Mansour Boraik teria afirmado que a estátua sumida de Akhenaton foi encontrada. Até agora esta é a única fonte de notícia disponível, não existe nada oficial ainda.

 

O trecho retirado do blog de Jane Akshar onde contém tal afirmação:

“A estátua de Akhenaton foi encontrada! Pelo o telefone e muito excitando Mansour Boraik estava muito feliz em dizer que a estátua tinha sido encontrada”.

 

Akshar postou esta texto hoje (16 de Fevereiro de 2011). Recebi a notícia via twitter por @archaeologynews  

UPDATE – 17 de Fevereiro de 2011

 

O leitor @leonardoborges, via twitter enviou para mim um updade feito por Jane Akshar com a mesma mensagem que a Thatyane postou aqui nos comentários:

 

“Sorry my mistake Mansour was saying they expected to find, whoops apologies”

“Perdão pelo meu erro Mansour disse que esperava encontrar, mil perdões”

 

No entanto já temos uma notícia diferente na mesma página de Akshar que confirma que de fato a estátua foi encontrada, ou melhor, devolvida, notícia que pode ser encontrada no link Egyptian family returns Pharaonic statue to Department of Antiquities, cuja tradução da primeira parte vocês podem conferir abaixo:

 

“Família egípcia devolve estátua faraônica ao Departamento de Antiguidades

O Departamento Egípcio de Antiguidades recebeu a estátua de Akhenaton, um dos oito itens roubado por ladrões do Museu Egípcio em 28 de Janeiro. Ela foi devolvida ao museu por Sabri Abdel-Rahman , um professor da Universidade Americana do Cairo, declarou o departamento.

A estátua foi encontrada perto de uma lata de lixo na Praça Tahrir durante os protestos pró-democracia pelo o filho de Abdel-Rahman. Abdel-Rahman imediatamente contatou o Ministro de Antiguidades e Turismo.”

(…)

Família egípcia devolve estátua faraônica ao Departamento de Antiguidades. Foto: المصري اليوم . Disponível em < http://www.almasryalyoum.com/en/news/egyptian-family-returns-pharaonic-statue-department-antiquities > Acesso em 17 de Fevereiro de 2011.

 

Ao todos então já são quatro peças encontradas.

Márcia Jamille Costa

facebooktwitter

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia. [Leia seu perfil]


4 Responses to Estátua de Akhenaton encontrada?

  1. Natália disse:

    Cara que legal!!!

  2. [...] This post was mentioned on Twitter by Márcia Jamille, Márcia Jamille. Márcia Jamille said: Estátua de Akhenaton pode ter sido encontrada http://fb.me/IoZhhiwT [...]

  3. Thatyane Furtado disse:

    não é verdade, infelizmente: “Sorry my mistake Mansour was saying they expected to find, whoops apologies” Posted by Jane Akshar at 13:41

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


8 + = 12

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>