Matéria retirada na integra do Yahoo Brasil:
Arqueólogos franceses fazem novas descobertas no complexo de Karnak em Luxor
Cairo, 3 jul (EFE).- Uma missão arqueológica francesa descobriu um muro, blocos de pedra com inscrições e uma porta no templo do deus Ptah no complexo de Karnak, em Luxor, no sul do Egito, anunciaram neste domingo autoridades locais.
O Ministério de Estado para as Antiguidades informou em comunicado que especialistas encontraram uma parede de pedra que cercava o templo do deus Ptah, que os egípcios relacionavam com a criação artística, as artes e a fertilidade.
O recinto de Ptah data do período Moderno (1550-1070 a.C.) e é um dos seis templos que formam o gigantesco complexo de Karnak em Luxor, o segundo lugar mais visitado do Egito depois das pirâmides de Gizé.
Entre as descobertas desta escavação se destaca uma série de blocos de pedras talhadas que fazia parte do templo de Ptah, mas que data do reinado de Tutmosis III (1490-1436 a.C.), o faraó que ordenou a construção do templo.
Durante as escavações que culminaram com a descoberta do muro, os arqueólogos encontraram também uma porta que foi construída durante o reinado do faraó Shabaka (712-698 a.C), da dinastia XXV, que ampliou e restaurou o templo quase mil anos depois que Tutmosis III tê-lo construído.
Os arqueólogos determinaram que a porta dava acesso a um quarto onde se conservavam joias, e nos muros desta sala pode ser vista uma imagem que ainda conserva as cores originais e mostra o faraó apresentando o sinal da justiça ao deus Amon Rá.
A missão francesa planeja restaurar as peças encontradas e está preparando a abertura deste templo ao público. O complexo de Karnak, junto com as ruínas do templo de Luxor e a necrópole de Tebas foram declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1979. EFE
Fonte: Disponível em <http://br.noticias.yahoo.com/arque%C3%B3logos-franceses-fazem-novas-descobertas-complexo-karnak-luxor-140803692.html>. Acesso em 3 de Julho de 2011.
[cincopa AkLAIpaQ15XW]
O.O…
Isso é o que eu gosto do Egito,sempre temos algo novo!!!
Nem preciso comentar a mesma coisa não é? Não ficarei sem emprego!
Mesmo que, um dia, acabem todas as descobertas no Antigo Egito (o que eu duvido muito), seu conhecimento é irresistível. Parabéns!
E eu venho quase sempre para a página do Arqueologia Egípcia bem feliz escrevendo sobre estas descobertas para vocês!
Abraços Carlos!
Oii, eu gostaria de saber um pouco mais sobre a história do Templo Luxor, vc tem algum artigo que fale sobre ele? Desde já agradeço e aguardo respostas. Abraço 😀
Oi Gleicy,
Você pode comprar estes dois artigos (mas se você for membro de uma Universidade – professora ou aluna – pode ter acesso a eles de graça):
http://www.jstor.org/discover/10.2307/544764?uid=3737664&uid=2&uid=4&sid=21101362942673
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360132303000866
Estes livros:
Manniche, L. The Tombs of the Nobles at Luxor. Cairo. 1987.
K. R . Weeks, Valley of the Kings: The Tombs and Funerary Temples of Thebes West (New York:Friedman/Fair fax, 2001). Os trabalhos de Weeks são bem interessantes.
Pode pesquisar a biografia do faraó Amenhotep III e Ramsés II, que edificaram bastante lá. Veja também sobre o festival Opet.
Existem vários materiais interessantes, mas infelizmente não estou me recordando agora deles.
Abraços.