“Airbags” são usados em pirâmide

Para evitar colapso equipe britânica usa bolsões de água na pirâmide de Djoser

 

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

 

Pirâmide de Djose. Foto retirada de < http://images.travelpod.com/users/robthebruce/6.1263592209.step-pyramid.jpg > . Acesso em 15 de julho de 2011. >. Acesso em 15 de julho de 2011.

 

Uma das primeiras grandes estruturas edificada do mundo corre o risco de entrar em colapso. A pirâmide do faraó Djoser passou por uma grande prova quando sobreviveu a um terremoto em 1992 e desde 2007 vem sofrendo análises na busca de soluções para o seu problema estrutural. Desta forma uma empresa de Gales, a Cintec, vem trabalhando no local para tentar assegurar a integridade da Pirâmide Escalonada (ou Pirâmide de Degraus, como também é conhecida). “Nós enfrentamos um problema pouco comum: contar com toneladas de pedras irregulares aparelhadas na pressão da abertura de 8 metros quadrados que forma o teto da câmara funerária” explicou o diretor da Cintec Peter James ao jornal EL Mundo. “A questão era como proteger os blocos sem mover nem modificar nenhuma das forças que agem sobre ela. Qualquer mudança poderia ter provocado um colapso imediato”, complementou.

[cincopa AELAfra0uGWK]

Os “airbags” consistem em bolsas de água que ajudam a mortificar a pressão da estrutura. Cada uma fabricada de acordo com a forma da câmara funerária para não deformar o edifício. Com a pressão estável a pirâmide será restaurada e alguns dos blocos serão realinhados, para impedir a degradação do prédio.

Veja um pouco mais:

No Facebook e Orkut eu postei uma imagem e uma nota sobre a construção da Pirâmide Escalonada:

No Facebook:

Inscrição de Imhotep e Djoser.

No Orkut:

Nota sobre a construção da Pirâmide de Djoser (Escalonada) e foto da inscrição de Imhotep e Djoser.

Fonte:

‘Airbags’ para salvar a la madre de las pirámides de Egipto. Retirado de <http://www.elmundo.es/elmundo/2011/07/13/ciencia/1310579192.html>. Acesso em 14 de Julho de 2011.

Welsh technology helps save Egypt’s oldest pyramid. Retirado de <http://www.bbc.co.uk/blogs/waleshistory/2011/07/welsh_technology_helps_save_eg.html>. Acesso em 15 de Julho de 2011.

 

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]

Um comentário sobre ““Airbags” são usados em pirâmide

Os comentários estão desativados.