Lugares para sonhar: Egito

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

Que o Egito é um país cuja Arqueologia fascina não temos dúvida, vejo isto refletido no feedback que recebo de vocês todos os meses e no número de documentários sobre Egiptologia que o nosso país está veiculando. Neste início de setembro, em especial, estamos sendo bombardeados por programas tanto na The History Channel (com o Caçador de Múmias), Discovery Channel (com Egito Revelado) e National Geographic (Com temas variados), um óbvio sinal do grande interesse do público pelo tema e isto claramente me deixa extremamente feliz.

Este espaço “Egiptolizando” é para mostrar um pouco do reflexo deste interesse do público pelo tema, como também as formas incomuns como os viajantes observam o Egito. Assim, quando vi o álbum “Lugares para sonhar” da página “Egiptoaroma Historia Antigua” achei simplesmente genial, pois nos mostra no nosso momento mais vulnerável, que é o período do sono, mas em um espaço inusitado que é o de um sítio arqueológico:

Um cão descansa no meio das patas de uma esfinge com cabeça de carneiro. Fonte: Egiptoaroma Historia Antigua. Disponível em < http://www.facebook.com/egiptoaroma >. Acesso em 16 de setembro de 2011.

Um guarda turístico tira um cochilo em um dos blocos de calcário do sítio arqueológico do platô de Giza. Fonte: Egiptoaroma Historia Antigua. Disponível em < http://www.facebook.com/egiptoaroma >. Acesso em 16 de setembro de 2011.

Um cão dorme ao lado de uma esfinge com cabeça de carneiro. Fonte: Egiptoaroma Historia Antigua. Disponível em < http://www.facebook.com/egiptoaroma >. Acesso em 16 de setembro de 2011.

Homem soneca encostado na parede de um dos templos do período faraônico. Fonte: Egiptoaroma Historia Antigua. Disponível em < http://www.facebook.com/egiptoaroma >. Acesso em 16 de setembro de 2011.

Cachorro dorme em meio ao corredor de esfinges de Karnak. Fonte: Egiptoaroma Historia Antigua. Disponível em < http://www.facebook.com/egiptoaroma >. Acesso em 16 de setembro de 2011.

Quer ver mais fotos? Acesse: LUGARES PARA SOÑAR, álbum de  Egiptoaroma Historia Antigua.

Quer sugerir um tema para este quadro? Entre em contato pelo formulário de contato ou envie uma mensagem para a o A.E via Orkut, Facebook ou um dos twitters @ArqEgipciaInfo ou @MJamille.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]

8 comentários sobre “Lugares para sonhar: Egito

  1. Gente é impressão minha ou os cães tem uma quedra por “estatuas com cabeças de carneiro”?

    Lindas as imagens,valeu Marcia,por coloca-las aqui! ^^

  2. Atenção: comentário editado por estar em “caixa alta”:

    O lugar é tão maravilhoso que ele com certeza pensou ;vai no sol mesmo.o Egito é de fato um lugar não só para sonhar como também para se viver um sonho…………….ai.um dia chego lá……

  3. Lindíssimas imagens!
    Epero um dia passar por alí e compartilhar esse momento com vocês!

    Beijos,
    Obrigada pela postagem!

Os comentários estão desativados.