Estrangeiros e práticas funerárias

 

Enviado por Moacir Elias Santos (Via e-mail):

 

Palestra “A Adoção de Práticas Funerárias Egípcias por Estrangeiros no Reino Novo”
Palestrante: Prof. Moacir Elias Santos. Arqueólogo e Doutorando em História Antiga. 

Sinopse: No Egito antigo, as práticas funerárias estavam acessíveis para quase todos os indivíduos que dispusessem de algum recurso para o processo de preparação da nova vida no além, que incluía o embalsamamento do corpo, a reunião de bens funerários e a construção de uma tumba. Além dos próprios egípcios as ideias sobre uma existência futura também contagiaram indivíduos de origem estrangeira que se estabeleceram no Egito, e mesmo seus descendentes. Assim, nesta palestra veremos por meio de alguns exemplos a adoção destas práticas funerárias, e por outro a permanência de elementos que confirmam suas origens étnicas, a exemplo da iconografia e também da escrita de seus nomes.

Data: 24 de setembro.
Horário: 15h00.
Endereço: Rua Nicarágua, 2463 – Bacacheri (Curitiba) – Auditório H. Spencer Lewis da Ordem Rosacruz (ao lado do Museu Egípcio)

 

Acesso para a palestra: 1 quilo de alimento não perecível ou 1 produto de higiene.

 

Confira aqui o currículo de Moacir Elias Santos.

Quer divulgar um evento? Entre em contato pelo formulário de contato ou envie uma mensagem para a o A.E via Orkut, Facebook ou um dos twitters @ArqEgipciaInfo ou @MJamille.

 

 

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]

4 comentários sobre “Estrangeiros e práticas funerárias

  1. Márcia querida!

    Já participei de algumas palestras e cursos com o Professor Doutor Moacir Elias Santos e garanto que foram momentos excelentes para mim. Além de os conteúdos terem sido muito bons para mim,Profº Moacir é um grande ministrador. Ele passa os conteúdos de maneira simples que todos possam compreender e, ao mesmo tempo, mostra todo o seu conhecimento na área da Antiguidade Egípcia. Se eu pudesse, participaria da palestra, mas como não moro mais em Curitiba…
    Sugiro que os que podem assistir, vão, pois não se arrependerão do que virão!

    Abraços!

Os comentários estão desativados.