Semana de História da UFF

Enviado por Rennan de Souza Lemos (Via e-mail):

 

Semana de História da UFF. 2012.

 

Semana de História da UFF

 

Entre 26 e 30 de março de 2012 ocorrerá a Semana de História da UFF. O evento é organizado por discentes do curso de História da universidade e conta com o apoio do Departamento de História, da Coordenação do Curso de Graduação, do PPGH, do Centro Acadêmico de História (CAHis) e da revista discente de História Antiga e MedievalPlêthos.

A Semana vem resgatar o debate como fator importante no desenvolvimento intelectual do historiador. O objetivo é debater publicamente temas importantes da historiografia produzida na UFF, bem como abrir um espaço privilegiado ao debate das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas na graduação e na pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense e de outras instituições.

Os quatro dias da Semana dividem-se de acordo com as tardes de debates entre os professores da UFF: História Antiga, História Medieval, História do Brasil, História da América e História Contemporânea. Além disso, pela manhã, ocorrerão mesas de comunicações, para as quais esperamos receber resumos de discentes de graduação e pós-graduação e também daqueles já formados.

O debate de abertura do evento, a ocorrer na noite do dia 26/03/2012, será entre Ciro Flamarion Cardoso e Ronaldo Vainfas: “Os novos domínios da História”. O debate vem no encalço do livro Novos domínios da História, organizado pelos dois professores, prestes a ser lançado.

Haverá também oficinas, exposições e lançamento de livros, dentre os quais um livro de graduandos da área de Contemporânea sobre História Oral, organizado pela professora Denise Rollemberg.

O período de submissão de resumos de comunicações e propostas de mesas coordenadas via e-mail está aberto: até 31 de janeiro. O objetivo é publicar posteriormente (na dependência de disponibilidade de verbas) os textos apresentados na Semana.

As inscrições de ouvintes podem ser feitas por meio do e-mail ou presencialmente na ocasião.

Para maiores informações e programação, ver: semanadehistoriadauff.wordpress.com. E-mail para dúvidas e inscrições: semanadehistoriadauff@gmail.com. O cartaz do evento segue anexo.

Cordialmente,

Rennan de Souza Lemos

(Graduando em História/UFF – Comissão organizadora)

 

Aos leitores que não são da academia: vale ir também para conhecer um pouco o trabalho do pessoal.

 

Quer sugerir um tema para este quadro? Entre em contato pelo formulário de contato ou envie uma mensagem para a o A.E via Orkut, Facebook ou um dos twitters @ArqEgipciaInfo ou @MJamille.