Empresa espanhola se encarregará de melhorar a segurança nos sítios arqueológicos do Egito

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

 

Ontem, 29 de maio (2013), o Ministério Egípcio de Antiguidades anunciou o aceite de um projeto da empresa espanhola Defex, que se comprometeu em instalar em sítios arqueológicos, tais como o platô de Gizé, Luxor e o Vale dos Reis, um sistema de iluminação e segurança.

A empresa se encarregará de instalar câmeras nos sítios para gravar as visitas durante 24 horas, fechará o perímetro das pirâmides de Gizé e estabelecerá controles de umidade no Vale dos Reis.

Este projeto foi pensado de uma forma que a iluminação não prejudique a integridade do artefato e terá início esta semana.

Os trabalhos contarão com um empréstimo de 30 milhões de euros da Espanha.

 

Fonte:

Lanzan proyecto hispano-egipcio para iluminar y vigilar los templos de Luxor. Disponível em <  http://noticias.lainformacion.com/arte-cultura-y-espectaculos/arqueologia/lanzan-proyecto-hispano-egipcio-para-iluminar-y-vigilar-los-templos-de-luxor_B7q3FLaKG8PKLRqllphtB3/ >. Acesso em 29 de maio de 2013.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]