Tumba de vizir de Ramsés II nos arredores de Luxor

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

 

O achado, realizado pelas equipes da Universidade de Liège e da Universidade Livre de Bruxelas, ocorreu no início deste ano em Sheikh Abdul Gorna (próximo a Luxor).

Remanescentes da pirâmide do vizir Khay. Imagem disponível em < http://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/65217/Heritage/Ancient-Egypt/Ramsis-II-viziers-tomb-cover-discovered.aspx >. Acesso em 20 de fevereiro de 2013.

 

A tumba do funcionário era uma pirâmide de pedra calcária que poderia ter alcançado 15 metros de altura e 12 de diâmetro.

De acordo com as informações da equipe o nome do vizir era Khay e ele trabalhou para o faraó por 15 anos.

 

Parte do mural remanescente da tumba. Imagem disponível em < http://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/65217/Heritage/Ancient-Egypt/Ramsis-II-viziers-tomb-cover-discovered.aspx >. Acesso em 20 de fevereiro de 2013.

 

O vizir Khay já era um nome bastante conhecido entre os pesquisadores do Período Raméssida, pois estava presente em vários documentos oficiais da época. Inclusive na página do Arqueologia Egípcia no Facebook já foi realizado o post de uma imagem comentando sobre ele.

 

Estela de pedra de Iuny e Renut representando Khay na parte inferior realizando uma oferenda juntamente a um escriba. Imagem disponível em < http://www.ancient-egypt.co.uk/ashmolean/pages/ashmolean_sep2006_%20327.htm >. Acesso em 25 de fevereiro de 2013.

 

Fontes da notícia:

Pesquisa encontra ruínas de pirâmide sobre túmulo de vizir do Antigo Egito. Disponível em < http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/02/pesquisa-encontra-ruinas-de-piramide-sobre-tumulo-de-vizir-do-antigo-egito.html >. Acesso em 20 de fevereiro de 2013.

Ramsis II vizier’s tomb cover discovered. Disponível em < http://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/65217/Heritage/Ancient-Egypt/Ramsis-II-viziers-tomb-cover-discovered.aspx >. Acesso em 20 de fevereiro de 2013.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]