Nota de falecimento: Prof. Dr. Ciro Flamarion Cardoso (1942 — 2013)

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

 

Faleceu ontem (29 de junho de 2013) em Niterói (RJ), após 71 anos de idade e mais de três décadas de vivência acadêmica, o Prof. Dr. Ciro Flamarion, um dos principais nomes da História brasileira.

A despeito da sua formação original, o prof. Ciro costumava atuar bastante na área de História da Antiguidade, especialmente na Egiptologia, aceitando, inclusive, orientandos no tema e coordenando o Egito-Lab.

 

Dentre as suas obras estão:

CARDOSO, Ciro Flamarion. Deuses, múmias e ziggurats: uma comparação das religiões antigas do Egito e da Mesopotâmia. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1999.

CARDOSO, Ciro Flamarion. Sete Olhares Sobre A Antiguidade. BRASILIA: UnB, 1994.

CARDOSO, Ciro Flamarion. Antigüidade oriental: política e religião. São Paulo: Contexto, 1990.

CARDOSO, Ciro Flamarion. Sociedades do Antigo Oriente Próximo. São Paulo: Ática, 1986.

CARDOSO, Ciro Flamarion. O Egito Antigo. São Paulo: Brasiliense, 1982.

CARDOSO, Ciro Flamarion. Uma Introdução à História. SAO PAULO: Brasiliense, 1981.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]

4 comentários sobre “Nota de falecimento: Prof. Dr. Ciro Flamarion Cardoso (1942 — 2013)

  1. Minha graduação na Universidade Federal de Ouro Preto (1982-1986), contou sempre com a sua forte ajuda, ainda que pelas mão poderosas de seus livros, sobretudo, Uma Introdução à História, Os métodos da História e História Econômica da América Latina dentre outros.
    Mestre sempre!

  2. O historiador Ciro Flamarion Cardoso sem duvida nenhuma foi um dos maiores expoentes na busca da verdade no campo conhecimento histórico.
    Desde o incio de minha vida acadêmica,o professor Flamarion foi um dos historiadores que me forneceram influências e bases consistentes para minhas palestras e exposições Teológicas…… tenho, certeza de que como historiador , e como pessoa fará muita falta…

Os comentários estão desativados.