Lista vermelha dos artefatos roubados do Museu de Mallawi

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

Caros, estou divulgando mais uma vez a lista não oficial de artefatos roubados do Museu Nacional de Mallawi. Como a descrição anterior do álbum estava somente em árabe e inglês, enviei para eles a tradução (que já está disponível na página) para o português e espero que desta forma mesmo aqueles que não são safos na língua estrangeira possam entender o que podem fazer para ajudar a recuperar os artefatos roubados. Abaixo minha tradução:

Até que um inventário completo do Museu de Mallawi seja realizado, por favor, alertem casas de leilões, lojas de antiguidades e alfândegas acerca dos seguintes objetos que poderiam ter sido roubados hoje do museu. Nós também iremos atualizar esta coleção continuamente. Algumas das fotografias foram repetidas para mostrar melhor os objetos em diferentes ângulos. As fotos são cortesia de vários amigos e colegas.

Este é o link para a lista: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.675090315854366.1073741831.648057078557690&type=1

Mas não vamos nos fixar somente nos artefatos que estão nesta lista. Muitos outros saíram do Egito anteriormente a esta crise, hora nas malas de turistas desavisados quanto a ilegalidade de seus atos e hora nos malotes de contrabandistas. Por tanto visitem páginas de leilões na internet (Mercado Livre, Ebay, etc) e feiras de antiguidades e denunciem no caso de ver algo irregular.

Estes são 9 dos 1040 artefatos roubados do Museu Nacional de Mallawi em agosto de2013.
Estes são 9 dos 1040 artefatos roubados do Museu Nacional de Mallawi em agosto de 2013.

Eu já comentei uma vez e quero deixar reiterado que se não fossem aquelas pessoas dispostas a pagar por artefatos arqueológicos estes crimes não estariam ocorrendo nem no Egito e nem em qualquer outro lugar pelo mundo.