Desenho animado com o tema “Antigo Egito”: Tutenstein

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

Baseado na criação de Jay Stephens, “Tutenstein” é uma produção do Porchlight Entertainment para o Discovery Kids. O desenho foi estreado em 2003 e tem como personagem principal a múmia de um garoto chamado Tut-ankh-en-set-amun que desperta milênios após a sua morte acidental ocorrida na época do Egito Faraônico.

Em vida Tut-ankh-en-set-amun deveria ser faraó, por isto herdou o Cetro do Poder, artefato responsável por sua ressurreição. Com este cetro ele pode invocar feitiços, mas dada a sua inexperiência ele sempre acaba se metendo em confusão.

Irão surgindo ao longo da série deuses egípcios, seja para ajudar o pequeno governante ou para destruí-lo.

Pôster Tutenstein
Pôster Tutenstein

“Tutenstein” não veio para o Brasil (não possuo informações acerca de Portugal), mas determinados capítulos estão disponíveis em inglês no Youtube oficial da série. Assisti alguns deles e achei divertidíssimo. Naturalmente faz várias alusões ao Antigo Egito (até no nome da protagonista feminina, a Cleo, e do seu gato, o Luxor), desde artefatos até deuses. O interessante é que apesar do tom lúdico de fato ocorreu uma preocupação em deixar vários aspectos próximo ao real, como na cerimônia de pesagem do coração, onde o Tut-ankh-en-set-amun de fato fala uma fórmula egípcia.

Tutenstein
Tutenstein
Tutenstein e Cleo
Tutenstein e Cleo
Cena de Tutenstein
Cena de Tutenstein

 

Abaixo o Capítulo 1 da primeira temporada (em inglês):

 

 

A produção possui 3 temporadas e em 2008 estreou o filme “Tutenstein: Clash of the Pharaohs”, também para o Discovery Kids.

 

Fonte:

Tutenstein TV Episode Guide. Disponível em < http://www.bcdb.com/cartoons/Other_Studios/P/PorchLight_Entertainment/Tutenstein/ >. Acesso em 25 de dezembro de 2013.

Tutenstein Official (Youtube). Disponível em < http://www.youtube.com/channel/UCAVE9d_1tsU6Arwpiw8UONw?feature=watch >. Acesso em 25 de dezembro de 2013.