Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram
Dr. Mohamed Ibrahim, Ministro das Antiguidades, anunciou neste dia 03 de Janeiro (2014) a descoberta de uma tumba do período Ramséssida realizada pela equipe japonesa de Arqueologia da Universidade de Waseda em El Khokha, em Luxor.
De acordo com o Dr. Jiro Kondo, diretor da missão, este sepulcro foi descoberto durante os trabalhos de limpeza do túmulo TT47, pertencente a um homem da época de Amenhotep III, chamado Userhat.
O indivíduo que um dia foi inumado no local chama-se Khonso Im Heb e tinha o cargo de superintendente dos celeiros e dos fabricantes de cerveja da Deusa Mut, durante o período Ramséssida.
Edificada em formato de “T” e apresentando vários afrescos murais com rituais funerários, mais especificamente os das oferendas aos deuses, que tinham como um dos objetivos facilitar a entrada dos falecidos no além-vida, a tumba está ligada a outra, que pertencia a um homem chamado Hor.
Nas pinturas Khonso Im Heb é representando ao lado de sua esposa Mut Em Hep e sua filha Is At Kh. Embora não tenha sido anunciado, é provável que elas também tenham sido sepultadas outrora no local.
O MSA espera em breve abrir o espaço para turistas.
Fonte da notícia:
The way to start a new year. Ramesside Tomb discovered in Luxor. disponível em < http://luxortimesmagazine.blogspot.com.br/2014/01/the-way-to-start-new-year-ramesside.html >. Acesso em 03 de janeiro de 2014.