Abertura de tumba da 18ª Dinastia é anunciada

Por Márcia Jamille | @Mjamille | Instagram

Foi anunciada pelo MSA no último dia 04/03 a abertura de uma tumba datada da 18ª Dinastia em Sheikh Abd Qurna, no Vale dos Nobres. O sepulcro pertence a um oficial chamado Maay e sua esposa Nefert. Dentre os títulos de Maay registrados em sua sepultura estão “A imagem secreta do Deus”, “Supervisor do Palácio”, “Supervisor dos Campos”, “Supervisor dos cavalos do Rei” e “O Prefeito”.

Uma das paredes da tumba anunciada em março de 2014. Via Youm7.

Uma das paredes da tumba anunciada em março de 2014. Via Min Project.

As pesquisas estão sendo realizadas por uma equipe composta por europeus e egípcios. De acordo com o comunicado a descoberta do local foi feita durante os trabalhos de limpeza da TT109, quando um buraco na parede revelou uma passagem para a nova tumba.

Uma das paredes da tumba anunciada em março de 2014. Via Min Project.

Uma das paredes da tumba anunciada em março de 2014. Via Min Project.

Uma das paredes da tumba anunciada em março de 2014. Via Youm7.

Espero mais notícias já que, apesar das informações disponibilizadas, uma das fotografias do achado (a terceira neste post) parece apontar para indícios de que ela já tinha sido aberta anteriormente, como a fuligem no mural e um reboco, que lembra estuque, em uma depressão da parede no canto inferior esquerdo. Mas esta questão será respondida com as pesquisas do uso (ou as atividades no local) posterior ao saque do sepulcro.

Foto: Min Project. 2014.

Para os leitores interessados em ajudar financeiramente o Min Project: vocês podem comprar o Graphic Novel (um romance contado através de uma história em quadrinhos) “The Queen of the Desert Valley”. Clique aqui e saiba mais. O site Arqueologia Egípcia não tem relação alguma com o seu comércio.

Foto: Min Project. 2014.

 

Notícia via:

Tomb! Disponível em < http://www.min-project.com/ExcavationDiary/TabId/108/ArtMID/527/ArticleID/37/A-new-tomb.aspx >. Acesso em 06 de março de 2014.

بالصور.. اكتشاف مقبرة أثرية ترجع للأسرة الثامنة عشر بالأقصر Disponível em < http://www.youm7.com//News.asp?NewsID=1538121#.UxYKNYWJM8z >. Acesso em 06 de março de 2014.

Una expedición arqueológica vinculada a Museos de Tenerife descubre una tumba en Egipto. Disponível em < http://www.europapress.es/islas-canarias/noticia-expedicion-arqueologica-vinculada-museos-tenerife-descubre-tumba-egipto-20140306122224.html# >. Acesso em 06 de março de 2014.

La tumba de un estadista faraónico sale a la luz en Luxor. Disponível em < http://www.elmundo.es/ciencia/2014/03/07/5319a2bdca4741596d8b4571.html >. Acesso em 06 de março de 2014.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]

Um comentário sobre “Abertura de tumba da 18ª Dinastia é anunciada

  1. Egito , do que passou só vem coisas maravilhosas, as vezes me pego imaginando como era no seu esplendor! Os barbeiros com suas bolsas de couro nas esquinas livrando os egípcios dos seus cabelos, trabalhadores trazendo quem sabe um obelisco , sacerdotes com suas procissões , o Rei vida saúde e força na sua toalete , os ourives criando coisas fantásticas , alguém contratando carpideiras para um funeral .o Rei passando com a sua carruagem dourada.

Os comentários estão desativados.