É anunciada a descoberta de estátua da princesa Ísis

Por Márcia Jamille | @Mjamille Instagram

 

Foi anunciada esta manhã (07/03/14) a descoberta de uma estátua da princesa Ísis, filha do faraó Amenhotep III. O artefato possui 170 cm de altura e 52 cm de largura e foi encontrado em Kom Al Hitan. A constatação é de que a imagem fazia parte de um colosso de cerca de 14 metros que estava locado em frente ao Terceiro Pilono do Templo Funerário de Amenhotep III.

Estátua da princesa Ísis, filha de Amenhotep III, descoberta em Kom El Hitan. Imagem disponível em < http://luxortimesmagazine.blogspot.com.br/2014/03/amenhotep-iiis-daughter-statue.html >. Acesso em 07 de março de 2014.

A figura está bastante danificada, mas ainda foi possível ler os títulos da princesa: “Grande Esposa Real” e “A amada de seu pai”.

A descoberta foi realizada pela equipe da Dra. Hourig Sourouzian, diretora do projeto e que também encontrou estátuas colossais de Amenhotep III no local em meados de 2010 e 2011.

Referência:


Amenhotep III’s daughter statue discovered in Kom El Hitan. Disponível em < http://luxortimesmagazine.blogspot.com.br/2014/03/amenhotep-iiis-daughter-statue.html >. Acesso em 07 de março de 2014.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]