Pedro Paulo Funari assina prólogo do livro “Tutankhamon, 1922 e o Vale dos Reis”

Por Márcia Jamille e João Carlos Moreno de Sousa (Arqueologia e Pré-história)

Foi anunciado no dia 30 de setembro de 2014 o nome do segundo livro da arqueóloga Márcia Jamille, “Tutankhamon, 1922 e o Vale dos Reis”, e desde então algumas das atualizações acerca da edição e curiosidades sobre a descoberta da KV-62 (tumba do faraó Tutankhamon) estão sendo disponibilizadas na página do Facebook dedicada à obra.

Entretanto, o que ainda não tinha sido liberada é a notícia de que o seu prólogo foi assinado pelo historiador e arqueólogo Prof. Dr. Pedro Paulo de Abreu Funari, que é professor titular da Universidade de Campinas (UNICAMP), onde também é coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM) e professor do programa de pós-graduação em Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade de São Paulo (USP).

Prof. Dr. Pedro Paulo Abreu Funari. Foto: Divulgação.

Na USP ele obteve seu título de Bacharel em História (1981), Mestre em Antropologia Social (1986) e Doutor em Arqueologia (1990). Pela UNICAMP obteve o título de Livre Docente (1996). Possui nove pós-doutorados, obtidos nas seguintes universidades: Illinois State University (1992), University College London (1993 e 1997), Universitat de Barcelona (1995 e 1999), Université de Paris X, Nanterre (2008), Durham University (2009) e Stanford University (2009 e 2013).

Funari também é líder de grupos de pesquisas e assessor científico na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Com mais de 80 livros publicados, mais de 240 capítulos de livros e mais de 500 artigos em revistas e jornais de divulgação científica, Dr. Pedro Paulo Funari acumulou diversas premiações e se tornou referência mundial na Arqueologia.

Sobre o livro: 

“Tutankhamon, 1922 e o Vale dos Reis” apresenta os passos dados pelo arqueólogo inglês Howard Carter e do seu patrocinado Lord Carnarvon até encontrar a KV-62, algumas curiosidades sobre aos trabalhos na sepultura e discute aspectos das pesquisas relacionadas com a vida de Tutankhamon.

Lorde Carnarvon (esquerda) e Howard Carter (direita). Foto disponível em < http://www.thetimes.co.uk/tto/magazine/article3650205.ece >. Acesso em 05 de outubro de 2014.

O livro ainda não tem uma data de lançamento prevista, mas é possível seguir as novidades sobre ele através dos seguintes links:

https://www.facebook.com/tutankhamoneovaledosreis
http://tutankhamoneovaledosreis.tumblr.com/

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro “Uma viagem pelo Nilo”.
[Leia seu perfil]

Um comentário sobre “Pedro Paulo Funari assina prólogo do livro “Tutankhamon, 1922 e o Vale dos Reis”

  1. Parabéns , nesse país que não incentiva em nada a educação é um grande feito. Consegue ver alguma coisa? Sim! Coisas maravilhosas! No dia 15 fevereiro quero ser o primeiro a entrar no museu do Cairo e o Ultimo a sair !

Os comentários estão desativados.