Ministros concordam em financiar com urgência projetos de Arqueologia e museus que estão suspensos

Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

O comité Econômico Ministral realizado segunda-feira passada, 19/01/2015, presidido pelo Primeiro Ministro Ibrahim Mehleb, abordou a necessidade de financiamento para retomar os projetos arqueológicos suspensos e o Ministro das Antiguidades, Mamdouh al-Damaty, apresentou um relatório sobre projetos que estão sendo realizados em sítios arqueológicos e museus.

Foi igualmente abordada a urgência de financiamento necessário para retomar seis projetos, incluindo o Grand Egyptian Museum, o desenvolvimento histórico do Cairo, Museu dos Veículos Reais em Bulaq, o Museu Greco-romano, o Templo de Abidos e o Museu de Sharm al-Sheikh.

Grand Egyptian Museum. Foto: Neal Spencer. 2013.

Grand Egyptian Museum. Foto: Neal Spencer. 2013.

Mehleb ainda salientou a necessidade de tirar proveito das antiguidades, provavelmente fazendo alusão ao turismo arqueológico.

Já Damaty avaliou os projetos que estão sendo levados a diante para serem iniciados nos próximos seis meses, incluindo a mesquita Al-Zahir Baybars, o projeto de iluminação do Templo de Luxor, o Museu de Kom Oshim, três mesquitas na cidade de Fouh, a cidade de Mallawy, o “Moses Springs”, o website de Marina al-Alamein, o palácio Al-Manesterly e o palácio Sakakiny.
A reunião contou com a presença do governador do Banco Central do Egito Hesham Ramez, o ministro do Comércio e Indústria Mounir Fakhry Abdel Nour, o ministro de Abastecimento de Alimentos Khaled Hanafy e o ministro das Finanças Hany Qadry.

Fonte:

Minsters agree to urgently fund suspended antiquity and museum projects. Disponível em < http://www.egyptindependent.com/news/minsters-agree-urgently-fund-suspended-antiquity-and-museum-projects >. Acesso em 21 de janeiro de 2015.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]