São revelados os resultados das buscas por câmaras ocultas na tumba de Tutankhamon

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

Estando na lista das descobertas arqueológicas mais esperadas de 2016, organizada pelo site Discovery News, a busca por supostas câmaras ocultas na KV-62, tumba do faraó Tutankhamon, gerou um grande hype nos meios de comunicação, resultando em várias teorias do que estaria por trás das paredes do sepulcro.

Planta da KV-62. Imagem: Theban Mapping Project.

Tudo começou quando o egiptólogo Nicolas Reeves sugeriu, após ver fotografias em alta resolução do túmulo, que por trás das paredes norte e oeste da KV-62 existiriam passagens secretas.

Tutankhamon na KV-62. Foto: Factum Arte.

Na Arqueologia devemos apresentar uma série de indícios palpáveis que corroborem nossas interpretações e tudo isso deve seguir uma metodologia confiável. Desta forma, o que começou como um artigo divulgado na internet findou em um convite do Ministério das Antiguidades do Egito para o próprio Reeves analisar a sepultura pessoalmente, para ver se seria possível encontrar mais coisas que pudessem apoiar a sua suposição.

Escrevi aqui no Arqueologia Egípcia dois posts bem detalhados sobre o assunto. Vocês poderão lê-los clicando nas seguintes chamadas:

— Dossiê: Bastidores da procura por câmaras escondidas na tumba de Tutankhamon.

— Câmaras ocultas na tumba de Tutankhamon ou uma forma de chamar a atenção dos turistas para o Egito?

No dia 21 de fevereiro deste ano (2016), anunciei na página do AE no Facebook que os resultados das análises seriam liberados em abril (2016):

Hoje foi anunciado que os resultados sobre a busca por câmaras na KV-62 (tumba de Tutankhamon) serão liberados em abril. De acordo com o Ministro do Turismo, Hisham Zaazou, não tratam-se de câmaras vazias…

Publicado por Márcia Jamille – Arqueologia Egípcia em Domingo, 21 de fevereiro de 2016

Contudo, fui surpreendida no meio desta semana por um dos meus contatos que comentou que parte do anúncio iria ser apresentado no dia de hoje, 17 de março de 2016.

De acordo com o anúncio, realizado esta manhã durante uma conferência de imprensa do Ministério das Antiguidades, o que parecem ser duas câmaras foram reveladas pelos exames do radar de penetração (GPR). Elas encontram-se nas paredes norte e leste da sepultura e foi possível identificar o que parece ser a presença de metal e material orgânico. As curvas do GPR também podem ter identificado linteis de portas acima das cavidades detectadas.

Dados produzidos pelas curvas do radar de penetração. Imagem disponibilizada pela assessoria de imprensa do MSA. 2016.

Área 1 e 2: O radar sugere que sejam espaços vazios; W e X o radar sugere que sejam metais; Y e Z o radar sugere que sejam materiais orgânicos. Imagem disponibilizada pela assessoria de imprensa do MSA. 2016.

Novos exames serão realizados no final desse mês de março, para poder determinar as dimensões exatas​ de tais câmaras. Igualmente outra conferência de imprensa será realizada no dia 01 de abril para mostrar os resultados de forma mais precisa.

Fontes:

Results of Tut tomb scan to be revealed Thursday: Damaty. Disponível em < http://thecairopost.youm7.com/news/199426/news/results-of-tut-tomb-scan-to-be-revealed-thursday-damaty >. Acesso em 16 de março de 2016.

Hidden Chambers Discovered in King Tutankhamun’s Tomb by Scans. Disponível em < http://egyptianstreets.com/2016/03/17/hidden-chambers-discovered-by-scans-in-king-tutankhamuns-tomb/ >. Acesso em 17 de março de 2016.

Scans of King Tut’s Tomb Reveal New Evidence of Hidden Rooms. Disponível em < http://news.nationalgeographic.com/2016/03/160317-king-tut-tomb-hidden-chambers-radar-egypt-archaeology/ >. Acesso em 17 de março de 2016.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]