12 tumbas provavelmente datadas do tempo dos faraós Tutmosis III e Amenhotep III são descobertas no Egito

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille | Instagram

No dia 11/01/2017 foi anunciado que uma equipe de arqueólogos suecos descobriu em Gebel el-Silsila, próximo a Assuã, doze tumbas escavadas na rocha datadas da 18ª Dinastia, mais especificamente provavelmente dos reinados dos faraós Tutmosis III e Amenhotep III [1][2].

Foto: Divulgação/MSA

Observando o comunicado de imprensa apresentado pelo Ministério das Antiguidades do Egito é possível ver que alguns aparatos funerários (a exemplo de sarcófagos de arenito, caixões de cerâmica, cartonagem pintada, recipientes têxteis e orgânicos, vasos de cerâmica, uma variedade de joias e amuletos) ainda estão presentes no local. Três sepultamentos de crianças e de animais (fósseis de ovelhas e cabras, assim como um par de perca do Nilo e um crocodilo quase completo) também estão presentes [1].

Foto: Divulgação/MSA

A descoberta foi realizada por uma equipe de arqueólogos suecos coordenados pela professora Dra. Marial Nilsson e John Ward, da Lund Universit. Eles trabalham no local desde 2012 e já tinham realizado outras descobertas, como a de um templo em 2015 [1][2].

Foto: Divulgação/MSA

Foto: Divulgação/MSA

Já olhando o cemitério de forma geral, a Dra. Nilsson afirmou que entre a maioria dos dos restos humanos recuperados foi visto que muitos dos indivíduos eram saudáveis, apesar das análises bioarqueologicas apontar que eles possuem indícios de que exerceram trabalhos intensos. Em soma, pouca evidência de desnutrição e infecção foi descoberta, assim como muitas lesões possuem traços de cura, apontando que após se machucar seriamente essas pessoas receberam atendimento médico [1].

Fontes:

[1] Swedish mission discovered 12 New Kingdom tombs in Upper Egypt. disponível em < http://luxortimesmagazine.blogspot.com.br/2017/01/swedish-mission-discovered-12-new.html?m=1 >. Acesso em 11 de janeiro 2017.

[2] Hallan en Egipto una docena de tumbas excavadas en roca de tiempos de Tutmosis III y Amenhotep III. disponível em < http://www.abc.es/cultura/abci-hallan-egipto-docena-tumbas-excavadas-roca-tiempos-tutmosis-y-amenhotep-201701111354_noticia.html >. Acesso em 11 de janeiro 2017.