Mais uma parte de uma das embarcações de Khufu é encontrada

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille | Instagram

Quando o faraó Khufu (Quéops em grego) foi sepultado em sua pirâmide foi acompanhado por duas embarcações que foram seladas em fossos construídos ao lado do seu túmulo. Uma foi desenterrada em 1954. A outra permaneceu em seu local original jamais analisada, até que em 1987 a National Geographic examinou o seu fosso, o qual, consequentemente, passou a ser assolado por pequenos animais, que comprometeram a integridade das peças.

Khufu solar boat

A primeira embarcação de Khufu já montada e disponível para a visita em seu próprio museu.

Foi com a chegada de 2011 que um projeto, liderado pela Universidade de Waseda retirou as peças do lugar para restaurá-las.

Contudo, recentemente uma tábua de madeira de 26 metros foi desenterrada próximo da grande pirâmide e acredita-se que faça parte dessa segunda barca.  Ela foi encontrada a quase 3 metros de profundidade e já está sendo restaurada com as demais. Abaixo fotos dos trabalhos:

Foto: Mohamed el-shahed (AFP)

Foto: Mohamed el-shahed (AFP)

Foto: Mohamed el-shahed (AFP)

Foto: Mohamed el-shahed (AFP)

Foto: Mohamed el-shahed (AFP)

Foto: Mohamed el-shahed (AFP)

Foto: Mohamed el-shahed (AFP)

Outros sítios arqueológicos egípcios contêm embarcações em contextos funerários. Isso tem relação com a crença religiosa de que esse tipo de artefato seria utilizado em algumas passagens durante a jornada no além vida.

Fonte:

Ancient Plank from Pharaoh King Khufu’s Boat Found near the Great Pyramids. Disponível em < https://egyptianstreets.com/2017/03/30/ancient-plank-from-pharaoh-king-khufus-boat-found-near-the-great-pyramids/ >. Acesso em 14 de abril de 2017.

Comienza la restauración de la segunda barca funeraria de Keops. Disponível em < http://elpais.com/elpais/2017/03/29/album-02/1490806314_072400.html >. Acesso em 14 de abril de 2017.

2ª Barca solar de Khufu será revelada. Disponível em < http://arqueologiaegipcia.com.br/2011/06/25/segunda-barca-solar-de-khufu-revelada/ >. Acesso em 14 de abril de 2017.