Um modelo de jardim com quase 4 000 anos foi descoberto em tumba egípcia

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille | Instagram

Mês passado foi comentado aqui no Arqueologia Egípcia o achado de um rico conjunto de artefatos funerários em Draa Abu-el Naga (próximo a Luxor). Hoje (03/05/17) este sítio arqueológico esteve novamente na mídia, mas desta vez com a descoberta de um modelo um jardim funerário feito de adobe. “Nunca foi encontrado (um jardim funerário) assim na antiga Tebas”, disse o diretor do Projeto Djehuty — missão espanhola responsável pelas pesquisas — José Manuel Galán. “(Ele) provavelmente tinha um significado simbólico, e tinha algum tipo de papel em rituais fúnebres”[1].

Foto: MSA

O jardim está no pátio de um túmulo datado do Médio Reino. “A descoberta deste jardim pode fornecer informações sobre as técnicas ambientais e de jardinagem na antiga Tebas (hoje Luxor) na época do Médio Reino, por volta de 2000 a.C.”[1], disse o diretor do Departamento de Antiguidades do Ministério, Mahmoud Afifi.

Ele mede 3 por 2 metros e está dividido em pequenos nichos com cerca de 30 centímetros, onde foram cultivadas plantas e flores. Dentro de cada área os pesquisadores detectaram uma pequena camada de lodo, consequência de água retida, confirmando a utilização da estrutura como jardim ou horta.

Foto: MSA

Também foi constatado que em uma esquina do jardim existia ao menos uma árvore que daria sombra e abrigo aos sacerdotes encarregados das oferendas funerárias. Suas raízes e parte do seu tronco foram identificadas.

Foto: MSA

Próximo ao local também foram encontradas peças de cerâmicas que fizeram parte dos ritos fúnebres executados no momento do enterro. Uma tigela, encontrada de bruços, preservou muito bem seu conteúdo: Quatro tâmaras e outras frutas as quais ainda não foram identificadas.

 

Fonte:

[1] Egiptólogos españoles recuperan un raro jardín funerario de 4.000 años en Luxor. Disponível em < http://www.abc.es/cultura/abci-egiptologos-espanoles-recuperan-jardin-funerario-4000-anos-luxor-201705031349_noticia.html >. Acesso em 03 de maio de 2017.

4 000-year-old model garden found outside Egypt tomb. Disponível em < http://www.news24.com/Africa/News/4-000-year-old-model-garden-found-outside-egypt-tomb-20170503 >. Acesso em 03 de maio de 2017.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro “Uma viagem pelo Nilo”.
[Leia seu perfil]