Monte a sua própria “Máscara de Tutankhamon”, mas tem um problema…

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

Recentemente recebi a notícia, através do leitor Adriano Massi, de que uma coleção para montar a máscara do faraó Tutankhamon estava disponível nas bancas. Porém, eu não estava sabendo nada sobre o assunto e resolvi pesquisar acerca. Foi gratificante saber que o Planeta DeAgostini de fato iniciou a distribuição de fascículos para dar a oportunidade aos seus clientes de montar uma mini máscara mortuária do famoso faraó Tutankhamon, cuja tumba foi descoberta praticamente intacta em 1922.

Tutankhamun's Death Mask

Fotos enviadas pelo Adriano:

E aqui um vídeo mostrando as peças dos três primeiros fascículos:

Contudo, enquanto fazia a pesquisa para poder contar a novidade para vocês me deparei com uma reclamação no site Reclame Aqui informando que a editora, por meio de uma pequena nota escondida dentro do fascículo 4, estava cancelando a distribuição da revista. Esta é uma parte da mensagem do reclamante ao site:

“com uma mão eu dou R$ 54,99 e com a outra eu recebo um aviso lacrado pedindo desculpas? Sinceramente, o que entendi foi o seguinte: — Agradecemos, Sr. Luciano por nos pagar antes de prevení-lo sobre o cancelamento da coleção!” (clique aqui para ler a reclamação na integra)

Resolvi então entrar em contato com a empresa para pedir mais informações sobre o assunto. Em seu site, o www.planetadeagostini.com.br, possui um formulário para contato que permite tirar dúvidas acerca de coleções especificas. Porém, qual não foi a surpresa ao ver que a coleção “Máscara de Tutankhamon” nem sequer é citada.

Até o momento em que este post está sendo publicado a De Agostini não prestou esclarecimentos em seu site.

Update – 14 de julho (2017); 15h03

Acabei de receber a seguinte mensagem da DeAgostini:

Obrigada pelo contato.
Por imperativos alheios a editora, esta coleção foi suspensa temporariamente.
Orientamos que faça o seu registro em nosso site, no Boletim Informativo Gratuito.
Assim que a coleção for retomada, o será comunicado.
Atenciosamente,

Editora Planeta DeAgostini do Brasil.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]