Super microscópio é utilizado para ver detalhes em “carros de guerra” de faraó

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

A tumba do faraó Tutankhamon foi descoberta em 1922 e em seu interior foram encontrados milhares de artefatos onde se somam aqueles de cunho cotidiano, religioso e militar. 

São peças realmente incríveis que ainda deixam nós arqueólogos assombrados com sua conservação e beleza. Alguns desses artefatos são as carruagens — ou bigas, se assim preferir chamar — que não são simples charretes ou carroças, mas carros de guerra que, apesar do tamanho, são leves e ágeis.

Foto: JICA-GEM

Feitas de madeira, estuque, couro, pedras semi-preciosas e ouro, as carruagens de Tutankhamon, assim como outros artefatos de sua tumba, estão passando agora por um processo de restauro no Grande Museu Egípcio, seu novo lar.

— Pesquisadores estão trabalhando com roupas de Tutankhamon

Neste momento elas estão passando por análises diagnósticas. Como os restauradores estão fazendo isso? Através de um microscópio digital de alta aplicação. Através dele é possível analisar os processos de conservação que foram aplicados pela equipe de Howard Carter, descobridor da tumba, bem como acompanhar e tentar resolver a degradação que, porventura, possa estar ocorrendo, ou seja determinar o tratamento de conservação que será necessário.

Foto: JICA-GEM

Foto: JICA-GEM

Foto: JICA-GEM

Foto: JICA-GEM

Com o microscópio é possível também ver se alguma sujeira “invisível a olho nu” grudou na superfície das carruagens.

As carruagens egípcias eram um meio de transporte ágil, mas que só estavam disponíveis para o alto escalão da nobreza e para a realeza. Eram utilizadas em desfiles religiosos, ou militares, caças ou batalhas. Quer ter uma em sua estante? Clique aqui e confira esta imagem colecionável da Del Prado.

Foram encontradas 4 carruagens na tumba do rei. Todas na antecâmara, desmontadas e espalhadas entre os demais artefatos, como bem nos mostra as fotos da época da descoberta.

Foto: Harry Burton

Fonte:

Digital microscope analysis of King Tutankhamen’s chariots. Disponível em < http://www.jicagem.com/blog/2019/04/digital-microscope-analysis-of-king-tutankhamens-chariots-2/ >. Acesso em 12 de junho de 2019. 

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]