Você quer estudar o Egito Antigo? Então, é uma boa ideia aprender a falar os nomes de sítios arqueológicos egípcios!

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille | Instagram

Não faço ideia de quantos de vocês me seguem no Instagram e no YouTube, mas, a questão é que eu tenho tido aulas de árabe egípcio, justamente porque uma das minhas metas de 2021 é aprender árabe. Eu espero um dia ser coordenadora de escavações no Egito (uma meta um pouco mais distante, confesso) e não quero ir falando somente inglês, mas também quero o árabe em minha bagagem. E isso é coisa minha, porque, do meu ponto de vista, se estou indo analisar a cultura de um outro país, mesmo que tenha a ver com uma história tão pretérita, como é o caso do Egito Antigo, o mínimo que devo fazer é aprender ao menos o básico da língua dos descendentes.

Pirâmide de Khufu. Foto: Nina Aldin Thune via Wikimedia Commons.

E foi pensando em inspirar vocês que gravei um vídeo muito divertido com o meu professor, o Mostafa, que não só me ensinou como falar os nomes de vários sítios arqueológicos em árabe (o que revelou altas surpresas), como também contou algumas curiosidades sobre o país… Além de uma dica de viagem preciosa…

Quem assistir ao vídeo entenderá:

A experiência que estou tendo com as aulas são simplesmente únicas. E estou muito feliz que já comecei a reconhecer alguns termos em árabe durante as conferências de imprensa do Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito. Sério! Começar a entender, mesmo que pouquinho, o que é dito em árabe é bem emocionante!

Daí, igualmente a muitas das atividades as quais participo, sempre vejo o que posso estar trazendo para vocês. Pois bem, conversei com a escola onde estou estudando e eles ofereceram um código de desconto onde vocês poderão aplicar tanto para aulas de árabe, como para o inglês. É esse aqui: ARQUEOLOGIA35OFF

Vocês precisam aplica-lo nesse link:  https://www.englishathomeofficial.com/

Eu simplesmente estou amando a experiência e estou empolgada com o futuro… Será que meu primeiro projeto no Egito será escrito em árabe? Espero que sim!

Bom, nos vemos por aí! E para quem for se matricular: bons estudos!

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]