Quer ter camisetas e moletons com o tema Arqueologia e Egito Antigo?

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

Recentemente o meu canal, o Arqueologia pelo Mundo, se uniu à Lolja e lançou sua primeira linha de camisetas e moletons, todos com temas de arqueologia, sendo três estampas trazendo elementos do Egito Antigo.

A linha foi lançada há alguns meses e quem ficou responsável pelas ilustrações foi a artista Márcia Sandrine, que não por acaso é a minha irmã. Ela gosta da estetica dos anos 80 e foi daí que retirou a inspiração, “Por que não eles no estilo dos anos 80? Como seria?”, ela me falou, meses depois, enquanto explicava sua visão. Depois disso a ideia veio de imediato com uma estampa sobre o faraó Tutankhamon e logo depois a de Nefertiti. Ela sabia exatamente o que queria alcançar, algo “meio um Daft Punk”, nas palavras dela.

Depois foi a vez da Grande Esfinge, a qual ela queria que rememorasse uma capa de um disco de vinil. Já a icônica frase da estampa? Bom, essa aí é uma outra história! Foi ideia de Chico Camargo, do ScienceVlogs, um amigo meu que em uma tarde, ao ver a estampa, soltou a pérola. E de fato, mais retrô que o Egito Antigo? Impossível!

A quarta estampa foi ideia minha, inspirada em uma seguidora que estava tentando me animar em um dia em que eu estava muito mal após receber ataques xenofobicos na internet. Ela me enviou uma mensagem onde dizia que a alqueologia é a minha bandeia. Isso me marcou, porque eu sentia que era exatamente assim que eu enxergava alguns seguidores do canal. Eu sinto que se temos uma bandeia em comum é essa. Então a estampa possui elementos relacionados com o próprio canal e minha própria carreira acadêmica (o crânio, por exemplo, é porque gosto muito de bioarqueologia). 

Essa linha não ficará por muito tempo disponível, infelizmente… Mas, em breve uma nova chegará. E enquanto isso não acontece, vocês podem conferir todas as cores e modelos disponíveis: https://www.lolja.com.br/creators/arqueologia-pelo-mundo

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]