Arqueólogos descobriram duas grandes esfinges do faraó Amenhotep III

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

Enquanto restaurava os “Colossos de Memnon”, que apesar do apelido grego são estátuas do faraó Amenhotep III, assim como as ruínas do templo mortuário do referido faraó, uma missão de arqueologia fruto de uma parceria entre pesquisadores egípcios e alemães encontrou pedaços de algumas estátuas: de um lado temos pedaços de duas grandes esfinges de calcário que representam o próprio faraó, cujo nome está escrito nela. Do outro temos três bustos em granito preto representando a deusa Sekhmet, divindade da cura e das artes bélicas. 

Face de uma das esfinges de Amenhotep III. Foto: Ministério de Turismo e Antiguidades.
Uma das estátuas de Sekhmet. Foto: Ministério de Turismo e Antiguidades.
Busto de uma estátua. Foto: Ministério de Turismo e Antiguidades.

A equipe está sendo coordenada pela professora Hourig Sourouzian. Os trabalhos estão ocorrendo na parte ocidental de Luxor, antiga capital Tebas (Aset, como era chamada entre os egípcios antigos), onde estes monumentos estão localizados. Nas palavras de Sourouzian: 

“Pesquisas preliminares sobre essas esfinges colossais revelaram que seu comprimento era de cerca de oito metro, o que as torna as segundas maiores esfinges produzidas no antigo Egito depois da Grande Esfinge de Gizé, possuindo 22 metros de comprimento, e quase parecidas com a esfinge de alabastro do sitio de Mit Rahina medindo oito metros de comprimento.”[1] 

Os pesquisadores também encontraram restos de paredes e colunas decoradas com cenas cerimoniais e rituais, a exemplo de uma parede de arenito representando o Heb-sed, festival do jubileu de Amenhotep III. 

Amenhotep III. Foto: Gérard Ducher

No momento todas as peças encontradas estão sendo submetidas à limpeza e restauro. Agora a esperança é que elas possam ser um dia exibidas em seus locais originais do templo. Um dos detalhes mais interessantes é que de acordo com estudos é provável que algumas destas descobertas remontem ao período pós-Amarna, quando os trabalhos de restauração neste templo continuaram sob a ordem dos faraós seguintes. O Período Amarniano foi a época em que o casal Akhenaton e Nefertiti reinaram e tentaram estabelecer uma reforma religiosa e artística.  

Parte de parede do templo funerário. Foto: Ministério de Turismo e Antiguidades.
Parte de parede do templo funerário. Foto: Ministério de Turismo e Antiguidades.
Estrutura arqueológica encontrada na área do templo. Foto: Ministério de Turismo e Antiguidades.

  

Os “Colossos de Memnon” e o templo mortuário: 

Os Colossos de Memnon são duas grandes estátuas do faraó Amenhotep III esculpidas em quartzito arenito. Essas imagens já eram bem conhecidas na antiguidade e até pouco tempo os únicos sinais de que naquela região existiu um templo funerário. O nome “Memnon” é uma referência a um herói grego dado por turistas que incapazes de ler os até então extintos hieróglifos egípcios e inspirados por textos clássicos, viram nas estátuas o herói lendário.  

Colossos de Memnon. Fonte da foto: br.memphistours.com
Foto: ZHUKOV OLEG/SHUTTERSTOCK

Já o templo funerário foi construído com tijolos de barro e foi desmantelado ainda na antiguidade, décadas após a morte do faraó. Seus restos foram utilizados como materiais de construção. Ele também foi vítima de um terremoto devastador que varreu o país na antiguidade. Atualmente equipes de arqueologia e restauro estão tentando recuperá-lo através de um projeto que teve início em 1998 sob a supervisão do agora chamado Ministério do Turismo e Antiguidades e do Instituto Arqueológico Alemão. 

 

Fontes: 

Two royal statues discovered in Luxor. Disponível em < https://www.egyptindependent.com/two-royal-statues-discovered-in-luxor/ >. Acesso em 23 de janeiro de 2022.  

[1] New discoveries in Luxor and Sinai. Disponível em < https://english.ahram.org.eg/NewsContent/50/1207/455094/AlAhram-Weekly/Heritage/New-discoveries-in-Luxor-and-Sinai.aspx >. Acesso em 23 de janeiro de 2022.  

2 giant sphinxes depicting King Tut’s grandfather found at ancient Egyptian temple. Disponível em < https://www.livescience.com/two-ancient-egyptian-sphinxes-discovered-at-temple >. Acesso em 23 de janeiro de 2022. 

Egypt unearths remains of two ancient royal statues in Luxor. Disponível em < https://africa.cgtn.com/2022/01/14/egypt-unearths-remains-of-two-ancient-royal-statues-in-luxor/ >. Acesso em 23 de janeiro de 2022.