Assista a um passeio virtual pelo tesouro de Tutankhamon com comentários sobre a história egípcia

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

Muitos de vocês que acompanham esse site provavelmente já conhecem a história da descoberta da tumba do faraó Tutankhamon corrida e 1922. O descobrimento foi feito pelo arqueólogo inglês Howard Carter e desde então tem despertado a curiosidade de milhares de pessoas ao redor do mundo. Atualmente a tumba e o tesouro desse rei são algumas das principais atrações turísticas do Egito recebendo a visita de centenas de pessoas diariamente. 

Imagem do passeio virtual. Fonte: reprodução

Tutankhamon é um grande símbolo nacional do Egito. Isso é fato! E no restante do mundo é uma figura bastante presente na cultura popular tendo representações em filmes, HQs, séries e jogos. E do lado da ciência sua história tem influenciado vários pesquisadores a seguir carreira na arqueologia. Contudo, infelizmente nem todos têm condições de prestigiar o seu tesouro presencialmente, mas nesse sentido a tecnologia está do nosso lado: no site matterport.com é possível fazer um passeio virtual completo pelo antigo salão do Museu Egípcio do Cairo, onde estavam expostos os artefatos que foram encontrados dentro da tumba do jovem rei. Trata-se de um passeio bem simples onde você só visualiza as peças, entretanto, gravei para o canal Arqueologia pelo Mundo um vídeo onde conto curiosidades sobre vários dos artefatos que estavam expostos. Abaixo: 

Vale lembrar, como já citei em vários momentos aqui no site, que muitos dos artefatos do tesouro de Tutankhamon há muito já não estão no Museu Egípcio e sim no Grande Museu Egípcio, seu novo lar. 

 

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]