Comemoração aos 100 anos da descoberta da tumba de Tutankhamon

Por Márcia Jamille | Instagram: @marciajamille; Twitter: @MJamille

No dia 27 de julho (2022) ocorreu uma reunião entre membros do Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito. Ela deu início oficialmente a organização das comemorações em homenagem ao aniversário de 100 anos da descoberta da tumba do faraó Tutankhamon.

Tutankhamon reinou no Egito há 3.000 anos entre os 8 e 18 anos de idade (algumas fontes apontam que poderia ser entre os 9 e 19), um reinado que foi interrompido por sua morte. Ele foi sepultado no Vale dos Reis e sua tumba foi encontrada praticamente intacta em 1922.
De acordo com fontes oficiais do governo, as comemorações durarão vários dias onde vão incluir diferentes eventos e acesso especial a sítios arqueológicos. Ainda não foi revelado que tipo de evento será.

Foto: MSA


E outra novidade foi comentada: também é oficial que o Egito vai comemorar os 200 anos de aniversário da decifração da língua egípcia antiga através da tradução da Pedra da Rosetta. Essa decifração é o grande marco do surgimento da Egiptologia.

Ainda não foi dito se estas comemorações serão algo na magnitude do “Desfile Dourado dos Faraós”, ocorrido em abril de 2021, ou da inauguração da Avenida das esfinges também naquele ano.

#100TUTANKHAMONBRASIL

Acompanhe com o Arqueologia Egípcia e o Arqueologia pelo Mundo a organização das celebrações em comemoração aos 100 anos da descoberta da tumba de Tutankhamon.

Fonte:

Egypt to organize a grand celebration to the centennial of Tutankhamun’s tomb discovery on November 4. Disponível em < https://www.egypttoday.com/Article/4/117992/Egypt-to-organize-a-grand-celebration-to-the-centennial-of >, acesso em 30 de julho de 2022.