Estátua de Jean-François Champollion pisando em cabeça de faraó volta a ser notícia

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

Zahi Hawass, renomado arqueólogo egípcio, fez um pedido durante uma palestra na exposição “Ramsés, o Grande e o Ouro dos Faraós” na França. Ele solicitou a remoção ou realocação da estátua de Jean-François Champollion, que está localizada no pátio do Collège de France em Paris, por ser ofensiva para os egípcios. Champollion foi um estudioso francês que desvendou os segredos dos hieróglifos do Antigo Egito.

A estátua em questão o retrata com o pé na cabeça da estátua do faraó Ramsés II e foi esculpida em calcário a partir de um único bloco de pedra por Frederic Auguste Bartholdi em 1875. Hawass declarou que essa imagem mostra falta de respeito pelo povo egípcio, que apreciou o papel de Champollion no campo da egiptologia e até mesmo batizou uma rua com seu nome.

Não é a primeira vez que essa estátua causa polêmica já que ela foi pauta nas redes sociais no ano de 2015.

Repatriação de artefatos:

Hawass também aproveitou a oportunidade para pedir à França que devolvesse algumas antiguidades egípcias, incluindo o teto do Zodíaco (Zodíaco de Dendera) que está atualmente em exibição no Museu do Louvre. Ele afirmou que esta obra deve ser devolvida à sua casa original, o Templo de Dendera na província de Qena, no sul do Egito. O zodíaco de Dendera é um baixo-relevo circular que foi esculpido no teto do templo e representa o céu e as estrelas de acordo com a antiga visão egípcia.

Fontes:

Zahi Hawass calls for removal of ‘offensive’ Champollion statue at College de France . Disponível em < https://www.arabnews.com/node/2283916/middle-east >. Acesso em 16 de abril de 2023.

plafond ; relief mural ; Zodiaque de Dendéra . Disponível em < https://collections.louvre.fr/en/ark:/53355/cl010028871 >. Acesso em 16 de abril de 2023.

Greco-Roman Period Monuments . Disponível em < https://egyptianmuseum.org/explore/greco-and-roman-period-monuments-dendera-zodiac >. Acesso em 16 de abril de 2023.