20 May 2012

O Egito apagará as luzes das Pirâmides

Publicado por Márcia Jamille Costa Em 26 - março - 2010

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

Conhecidas como os maiores ícones da antiguidade egípcia as Pirâmides de Giza terão, amanhã, suas luzes apagadas em prol da “Hora do Planeta” (Earth Hour), movimento internacional que visa sensibilizar a opinião pública sobre o consumo exagerado de energia elétrica e emissão de gases poluentes.

A iniciativa foi da cidade de Sidney que desde 2007 vem realizando esta campanha desligando suas luzes por 60 minutos. Em sua primeira edição mais de 2,2 milhões de australianos se mantiveram voluntariamente às escuras.   

 

 

 

A Grande Pirâmide iluminada durante a campanha da Sylnania em 24 de Maio de 1959. Foto: Joe Covello

Ano passado o Brasil também teve uma forte participação: foram 113 cidades brasileiras (sendo 13 capitais). Um dos nossos maiores ícones, o Cristo Redentor, ficou em total breu em nome do meio ambiente.

De acordo com o site Yahoo, Sydney será, devido à diferença de fuso horário, a primeira cidade a ficar no escuro (às 6h30 de sábado pelo horário de Brasília) apagando as luzes do seu principal ícone, a Ópera. Depois, as luzes serão apagadas nas Pirâmides do Egito, na Fontana de Trevi e Torre de Pisa, na Itália, e na Torre Eiffel de Paris, entre outros ícones ao redor do mundo.  

 

 

Pirâmides antes e depois da “Hora do Planeta” em 2009. Foto: Nasser Nouri.

 

No Brasil as luzes serão apagadas a partir das 20h30 até as 21h30. Não é bobagem participar, isto é por nosso planeta.

Fonte (com algumas imagens):

http://br.noticias.yahoo.com/especiais/verde

http://br.noticias.yahoo.com/s/26032010/48/manchetes-mundo-se-prepara-hora-planeta.html

Sobre a campanha:

http://www.horadoplaneta.org.br/ (Brasil)

http://www.wwf.pt/ (Portugal)

http://www.wwf.es/ (Espanha)

Compartilhe no Orkut!

Posts Relacionados

Sobre o autor:

Márcia Jamille Costa

Arqueóloga formada pela UFS e atualmente mestranda em Arqueologia também na UFS. É administradora do Arqueologia Egípcia. Está se especializando em Arqueologia Marítima Egípcia. É fascinada pela história e literatura japonesa (Era Heian), hinduísmo, budismo e mitologia asteca. [Leia seu perfil] | [Postagens do seu blog no A.E.] | [Siga o seu Twitter]

2 Comentários para “O Egito apagará as luzes das Pirâmides”

  1. Comentário editado

    Eu achei muito interessante as tumbas dos faraós e queria saber como os faraós eram enterrados dentro daquela tumba.

  2. Ademar Julio da costa disse:

    Comentário editado

    Eu queria saber sobre os túmulos do faraó e achei muito interessante as pirâmides (…)

Deixe o seu Comentário