(Livro) Egito: um olhar amoroso

Por Márcia Jamille Costa

 

Robert Solé é natural do Egito, mas só foi após ter ido morar na França, aos dezessete anos de idade, que percebeu o fascínio que sua terra natal estava exercendo no Ocidente. “Egito: um olhar amoroso” (Dictionnaire Amoureux de l’Egypte no original) não foi publicado somente para reparar os anos de desatenção de Solé em relação ao Egito, mas para atestar uma declaração de amor do autor ao seu país de origem.

A publicação nos mostra muito além do Egito faraônico, ela refere-se às várias manifestações e desejos contemporâneos como a curiosidade que o continente americano exerce sob o imaginário egípcio ou os jogos de futebol nos vilarejos. Solé retrata os fatos com um ar bucólico e nostálgico remetendo várias vezes a sua infância.

 

 

Este livro, em verdade, é um dicionário, mas é escrito de uma forma extremamente pessoal, o que acaba transformando-o não só em um guia, mas em uma obra de literatura com alguns requintes quase autobiográficos. A linguagem é simples, o que possibilita ser lido por aqueles que tenham interesse em conhecer um Egito muito além das pirâmides e faraós.

A introdução da edição brasileira foi feita pelo o Prof. Dr. Antonio Brancaglion Júnior do Museu Nacional do Rio de Janeiro e o corpo do livro foi traduzido pela Dra. Bluma Waddington Vilar, que possui licenciatura em português-francês pela a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Fixa técnica:

Título original: Dictionnaire Amoureux de l’Egypte

Autor: Robert Solé

Tradução: Bluma Waddington Vilar

Ano de publicação (Brasil): 2003

Editora: Ediouro

Cidade: Rio de Janeiro

ISBN: 85-00-01302-8

Palavras-chave: Egito, civilização, dicionário

 

Para quem quer saber mais:

No dia 22/07/2010, as 14h00, estarão disponíveis através do meu Twitter algumas das citações do livro, para receber as atualizações é só se cadastrar no twitter.com, entrar na minha página e clicar em “seguir” (follow).

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]

Um comentário sobre “(Livro) Egito: um olhar amoroso

Os comentários estão desativados.