(Livro) Religiões que o mundo esqueceu

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille 

 

 

Não há evidência… de que qualquer outro animal seja movido por preocupações religiosas, como o ser humano é desde os seus primórdios”, assim fala o Prof. Dr. Pedro Paulo A. Funari ao iniciar o livro “As religiões que o mundo esqueceu: como os egípcios, celtas, astecas e outros povos cultuavam seus deuses.” (Editora Contexto) que está sob sua organização. Tal material aborda justamente o que mais nos distingue dos demais seres vivos da terra e que nos torna tão únicos: a crença. 

 

 

Capa do livro "As religiões que o mundo esqueceu".

 

Funari define a fé como algo característico da humanidade. Como pensamos de forma variada e vivemos em ambientes tão distintos as manifestações religiosas acabam sendo as mais diversas, principalmente ao longo dos séculos. Assim, este livro trata justamente das religiões que já deixaram de existir, mas que de alguma forma podem lembrar um pouco alguns quesitos da nossa própria cultura. A definição de Ka, advindo do pensamento egípcio e  que é algo próximo do que denominamos de “alma”, é um exemplo.      

O Prof. Dr. Pedro Paulo A. Funari é natural do Brasil, atualmente leciona como professor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e fez diversas colaborações para a área da Arqueologia no país principalmente no que diz respeito à Arqueologia Histórica. Fez graduação em História pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Antropologia Social também na USP e doutorado e pós-doutorado em Arqueologia na Illinois State University

O livro está dividido em várias partes que apontam as diferentes culturas que um dia existiu. O primeiro capítulo é dedicado aos egípcios e está sob a autoria do Prof. Dr. Julio Gralha. Esta parte em questão faz um apanhado de forma geral da religião egípcia onde há um breve destaque ao mito da criação.

“As religiões que o mundo esqueceu” é cativante e isto porque traz justamente a palavra de vários acadêmicos de diferentes áreas que, embora denotando culturas tão distintas, tocam em um assunto tão interessante e que nos mexe tanto como é o da crença na existência de forças sobrenaturais.  

 

Fixa técnica: 

Título: As religiões que o mundo esqueceu – Como os egípcios, celtas, astecas e outros povos cultuavam seus deuses. 

Autor: Pedro Paulo A. Funari (Org), Alexandre Navarro, Ana Donnard, Betty Mindlin, Flavia Galli Tatsch, Johnni Langer, Julio Cesar Magalhães, Julio Gralha, Leandro Karnal, Luiz Alexandre Rossi, Paulo Nogueira, Renata Senna e Sergio Alberto.   

Ano de publicação: 2009 

Editora: Contexto 

Cidade: São Paulo 

ISBN: 978-85-7244-431-6 

Palavras chaves: Deuses, sagrado, religião, História 

 

Para quem quer saber mais: 

Em 2008 realizei uma entrevista com o Prof. Funari que está disponível aqui no A.E.

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia. [Leia seu perfil]

4 thoughts on “(Livro) Religiões que o mundo esqueceu

  1. O livro parece interessante e com certeza estará entre minhas próximas aquisições. Gostaria de encontrar mais indicações por aqui, certo?
    E parabéns pelo site, Márcia! Bela iniciativa!
    Abraços

    • Olá Wagner!
      Que bom que se interessou pelo livro! Ele vem a calhar para quem se interessa pelas diferentes crenças que existem espalhadas pelo o mundo em diferentes épocas.
      Obrigada pela visita e pelo comentário! Espero sim trazer mais sugestões para vocês, falha minha não ter me empenhado mais neste âmbito neste ano de 2010.
      Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− 5 = 1

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>