Como desenhar o rei Tut (Para crianças)

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

 

Encontrei este material em um site estrangeiro e sinceramente achei bem interessante já que ensina para as crianças como desenhar o faraó Tutankhamon.

De acordo com a pesquisa publicada pela a professora Raquel Funari em seu livro “Imagens do Egito Antigo: Um Estudo de Representações Históricas” (São Paulo: 2006, Annablume: Unicamp) este faraó é a segunda personalidade egípcia, perdendo para a Cleópatra, a ser reconhecida pela a criançada, então, em uma aula sobre antigo Egito seria bem divertido contar com esta boa atividade em sala.

1 – Passo: Linhas guias

Primeiramente desenhe as linhas de base para a cabeça, olhos, nariz e boca: a sua disposição de forma harmônica é super importante já que é graças a elas que Tutankhamon sairá com o rosto perfeito.

2 – Passo: Olhos, nariz e boca

Tendo desenhado as linhas guias agora é só esboçar a linha da testa, das orelhas, pálpebras e os semicírculos do nariz do faraó.

3 – Passo: Orelhas

Nesta fase as orelhas serão detalhadas, o nariz complementado e os olhos repuxados lembrando a clássica maquiagem egípcia. Os lábios superiores também serão colocados. Observe na imagem que é também neste momento que os primeiros detalhes do queixo e do pescoço são postos.

4 – Passo: Pequenos detalhes

 

Agora é necessário reforçar a maquiagem dos olhos, por a íris e os detalhes das pálpebras (já que estão levantadas). Os lábios inferiores também devem ser desenhados, assim como uma linha horizontal na área do queixo.

 

5 – Passo: Últimos toques

Neste momento você desenhará a sobrancelha, o clássico cavanhaque trançado e os detalhes listrados do toucado do faraó.

6 – Passo: Final

 

E este é como deve ficar o resultado final. O texto original pode ser visto aqui: http://www.dragoart.com/tuts/1688/1/1/how-to-draw-king-tut.htm

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro “Uma viagem pelo Nilo”.
[Leia seu perfil]

Um comentário sobre “Como desenhar o rei Tut (Para crianças)

Os comentários estão desativados.