20 May 2012

Egiptolizando: Barbie versão Cleópatra

Publicado por Márcia Jamille Costa Em 16 - novembro - 2010

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

 

Uma dica para os pesquisadores envolvidos no estudo da Egiptomania: em setembro deste ano foi lançada nos EUA uma Barbie versão Cleópatra, especial para colecionadores.

Desenhada por Linda Kyaw, designer da Mattel, a Barbie Doll as Cleopatra retrata uma das mais afamadas rainhas da era faraônica vestidas com roupas extravagantes que consiste em duas capas (uma na cor branca e outra na cor laranja), uma saia longa de cor verde e detalhes de cor dourado e cobrindo os seios a sua própria coroa. É uma peça bacana para aqueles sem preconceituosos com a irrealidade histórica.

 

 

Não é a primeira vez que a Mattel faz uma homenagem a rainha ptolomaica, quem confere o blog já viu aqui uma postagem sobre a Barbie Elizabeth Taylor in Cleopatra.

Como a sua antecessora o preço da Barbie Doll as Cleopatra é bastante salgado, ficando por cerca de US$100. 

 

E o que acharam?

 

Compartilhe no Orkut!

Posts Relacionados

Sobre o autor:

Márcia Jamille Costa

Arqueóloga formada pela UFS e atualmente mestranda em Arqueologia também na UFS. É administradora do Arqueologia Egípcia. Está se especializando em Arqueologia Marítima Egípcia. É fascinada pela história e literatura japonesa (Era Heian), hinduísmo, budismo e mitologia asteca. [Leia seu perfil] | [Postagens do seu blog no A.E.] | [Siga o seu Twitter]

14 Comentários para “Egiptolizando: Barbie versão Cleópatra”

  1. Natália disse:

    Eu quero!!!
    Mas que tal a versão de Ankhesenamon???

    • Eu também tenho interesse, a alguns meses tomei o gosto de colecionar este tipo de coisa, comecei achar legal que exista tanto interesse no antigo Egito (antes eu até achava meio bobo).

      Sexta-feira passada ganhei uma das “Cleópatras” lançada pela Mattel. Quem sabe ela não ganha um post.

      Uma de Ankhesenamon seria um sonho, mas por enquanto estou me contentando com os filmes e livro em homenagem a ela.

  2. Natália disse:

    Que filme e que livris seriam estes??

    • O Filme “A Rainha Sol”, e o livro de mesmo nome. Também tem Anatolia Story, não sei se ela aparece muito, a única cena que vi foi em que ela dava uma de rainha chorona.
      Além de A Rainha Sol ela é personagem principal do livro Tutankhamun and the Daughter of Ra, além de citações em outros materiais (dos quais nunca cheguei a ter) como The Murder of King Tut: the plot to kill the child king—a nonfiction thriller, Pillar of Fire, Nefertiti (por Michelle Moran). Existem mais exemplos pelo o mundo a fora.

  3. Natália disse:

    Obrigada Marcia pelas dicas e com certeza vou correr atrás para achá-los.Gostaria para aproveitar para fazer um breve comentário,gosto muitos de animes e mangás e como o Egito entrou de repente,procurei algo que juntasse estas duas coisas e encontrei.Existe um manga chamado Ouke no Monshou,que é todo no Egito a antigo,rico em detalhes da época,se quiser talvez queira conhece-lo,é bem bacana!
    Este é um site brasileiro sobre Ouke.

    http://www.filhadonilo.com.br

    • Olá mais uma vez Natália,

      Obrigada pela indicação, procurei sobre este mangá e li o primeiro capítulo em português, é fascinante… Shoujo é terrível, fisga o público pelo pé! Foi apelação criar uma heroína arqueóloga! Não pesquisei sobre o enredo, prefiro ler a estória primeiro, gosto do gostinho da surpresa, mas obrigada mais uma vez pela a indicação, as imagens são lindas! Amei mesmo!

  4. matheus 8 disse:

    legal!!!
    mais queria que fosse do tutankamon
    ai seria melhor

  5. matheus 8 disse:

    mais esta legal tambem esta versão

  6. Natália disse:

    Já que queremos uma Ankhesenamon não da pra deixa a coitadinha sozinha vamos dar um Tut,dai seria uma barbie e um ken perfeito!!!

  7. rakel souza disse:

    espero que vc sugira mesmo eu adoro coleciona Barbies e principalmente sobre o Egito .

  8. Luana Batista disse:

    Que linda essa Barbie! Além da Ankhesenamon deveria ter uma Nefertiti também! Ai eu voltaria a ter Barbies.. hehehe

    Além disso vou atrás dos outros livros sobre a Ankhesenamon, desses só li “A Rainha Sol”, que adorei.

    Bjs,
    Luana

    • Logo vi que aqui parece estar tendo uma “superpopulação” de colecionadoras de Barbies. A Mattel definitivamente não sabe o dinheiro que está perdendo…

      @Luana: Este ano eu queria apresentar mais um trabalho sobre a Ankhesenamon, mas acho que não vai sair. Mas vamos ver não é?

Deixe o seu Comentário