Tumba de princesa da 5ª Dinastia é encontrada em Abusir

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

 

O Ministro das Antiguidades Egípcias informou nesta sexta-feira que foi encontrada em uma necrópole de Abusir (Sul do Cairo) a tumba de uma princesa egípcia que viveu durante a 5ª Dinastia (2465 a.C – 2323 a.C).

 

Estela encontrada no sítio. Egyptian princess tomb discovered near Cairo. Disponível em < http://english.alarabiya.net/articles/2012/11/03/247382.html >. Acesso em 03 de Novembro de 2012.

 

Com o trabalho de escavação, realizado por uma equipe de arqueólogos do Czech Institute of Egyptology da Charles University of Prague, foram encontrados pilares com inscrições que revelam os títulos e o nome da moça, que se chamava Shert Nebti, filha do faraó Men Salbo.

Abusir foi um dos locais que abrigou pirâmides de faraós durante 5ª Dinastia, porém pelas notícias a tumba de Shert Nebti foi escavada na terra, sem sinal de uma pirâmide e próximo ao seu sepulcro foram encontrados também túmulos de funcionários da realeza de períodos diferentes.

Fonte:

Encuentran arqueólogos restos de una princesa en Abisir, en Egipto. Disponível em < http://www.intermediamexico.com/lib/cntcubs.php?clave=3131248%20 >. Acesso em 03 de Novembro de 2012.
Princesa egípcia tumba descoberta perto do Cairo. Disponível em < http://english.alarabiya.net/articles/2012/11/03/247382.html >. Acesso em 03 de Novembro de 2012.

Veja também no Correio Braziliense: Tumba de princesa faraônica é descoberta no Egito. Disponível em < http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2012/11/02/interna_ciencia_saude,331675/tumba-de-princesa-faraonica-e-descoberta-no-egito.shtml >. Acesso em 03 de Novembro de 2012.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]

4 comentários sobre “Tumba de princesa da 5ª Dinastia é encontrada em Abusir

  1. Esse é uma das dinastias que têm menos descobertas veiculadas pela imprensa… Seria realmente interessante que essas notícis dessas dinastias menos faladas fossem realmente trazidas ao público. Parabéns, Man, pela iniciativa. Abração.

Os comentários estão desativados.