O final de 2014 é o momento do Egito Antigo nos cinemas

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

Quem é egiptomaniaco não tem o que reclamar deste final do ano de 2014. Ao todo três produções inspiradas na temática da antiguidade egípcia estão (ou em breve estarão) nos cinemas mundiais. São filmes que vão desde comédia, drama até terror. Todos já foram citados individualmente aqui anteriormente, mas não custa nada recapitular:

“The Pyramid” (2014)

Produzido por Alexandre Aja e dirigido por Grégory Levasseur, “The Pyramid” (2014) é um filme de terror cuja trama apresenta uma expedição de arqueólogos norte-americanos que descobrem uma pirâmide totalmente diferente de todas as outras que já foram encontradas no Egito. Ao entrarem no monumento tudo indica que as pesquisas no local seriam como outra qualquer, até que coisas estranhas começam a ocorrer, como o desaparecimento de membros da equipe.

O título não possui ainda tradução para o português e não tem previsão de estréia no Brasil, mas já está rodando nos EUA.

 

Clique aqui e veja mais.

“Êxodo: Deuses e Reis” (2014)

Seguindo a onda de filmes épicos bíblicos, Ridley Scott, diretor de Gladiador, está com a responsabilidade da direção de “Êxodo: Deuses e Reis”, que nada mais é que uma adaptação do mito de Moisés (narrado no Antigo Testamento). Infelizmente o filme seguiu algumas inspirações orientalistas e apesar de afirmar que contou com a consultoria de egiptólogos os figurinistas cometeram erros bem gritantes.

A estréia está marcada para o dia 25 de dezembro.

Clique aqui e veja mais.

“Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba” (2014)

O vigilante noturno Larry Daley (Ben Stiller) tentará desvendar o segredo da Placa Dourada do Faraó Ahkmenrah que dá a vida para as peças do Museu de História Natural, mas que está sendo corroída por forças misteriosas, o que consequentemente irá impedir que os personagens do museu possam despertar todas as madrugadas. Para tentar resolver o enigma Larry viaja para Londres e desperta também as peças do Museu Britânico.

O filme já está disponível nos cinemas dos EUA, mas a estréia no Brasil está prevista somente para 2015.

Clique aqui e veja mais.

De todos o que planejo assistir no cinema é com certeza “Uma noite no museu”. Sou fã da franquia e quero ver o filme logo. Quanto aos demais estou totalmente confortável em esperar ver somente quando sair em DVD.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]

2 comentários sobre “O final de 2014 é o momento do Egito Antigo nos cinemas

  1. Legal. Não sabia sobre esse filme The Pyramid, irei pesquisar e tentar assisti-lo.
    Sobre Êxodo, deixou muito a desejar na minha humilde opinião. Sei que não era o foco, mas eles deveriam ter explorado mais o lado egípcio do filme. Até pq a história já é bastaaante conhecida neh.
    Sobre UNNM ainda não assistir e irei correeeeendo pq já estreou nos cinemas e nem dei as caras.
    Adorei as sugestões dos filmes.

Os comentários estão desativados.