Novidades sobre o colosso Ramséssida encontrado na antiga Heliópolis

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille | Instagram

Há alguns dias comentei aqui no AE sobre a descoberta de grandes estátuas do Período Ramsésssida em El-Mataria (Cairo), antiga Heliópolis e as polêmicas que surgiram a seguir. Uma delas era acerca da possibilidade de a equipe ter quebrado a cabeça da estátua maior, o que foi negado veementemente por vários profissionais. A questão é que ela foi tirada de um poço com uma escavadeira, o que revoltou muitos egípcios, levantando críticas por todo o país.

Possível estátua de Ramsés II. Foto: Luxor Times.

Parte da cabeça da possível estátua de Ramsés II. Foto: Luxor Times.

O outro problema é que a mesma cabeça tinha sido deixada no sítio sem proteção e somente mais tarde recebeu uma fita de isolamento.

Cabeça já seca com crianças brincando sobre ela. Foto: Autor desconhecido.

Foto: Asmaa Gamal

Foto: Asmaa Gamal

Então, no último dia 13/05, em meio a vários olhares vigilantes, o torso dessa imagem, que provavelmente representa o faraó Ramsés II, foi retirado com cintos e cordas do buraco em que estava. Desta vez a metodologia agradou. Abaixo um vídeo do momento em que a imagem é erguida:

As três últimas fotos foram retiradas do perfil do user @ahmed__mohey.

Agora igualmente temos ciência de que os trabalhos de arqueologia não estão focando somente no resgate dessas estátuas, mas no de pequenos artefatos também, a exemplo de restos cerâmicos:

Foto: Asmaa Gamal

Foto: Asmaa Gamal

Foto: Asmaa Gamal

De acordo com o Ministério das Antiguidades, as peças encontradas farão parte do acervo do Grande Museu Egípcio, que de acordo com as suas previsões estará aberto em 2018.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]