Restos de pirâmide egípcia da 13ª Dinastia são descobertos

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille | Instagram

Foi divulgada hoje (03/04/2017) a descoberta de uma pirâmide egípcia até então desconhecida datada da 13ª Dinastia (Médio Reino), em Dashur, próxima a uma das pirâmides de Snefru.

Foto: Ministério das Antiguidades do Egito.

— Saiba mais sobre as pirâmides de Snefru: Arquitetura egípcia | Pirâmides, moradias e o Vale dos Reis 

A tumba está sem a sua estrutura exterior, deixando sua parte interna exposta. Ela compreende um corredor que leva para uma câmara.

Foto: Ministério das Antiguidades do Egito.

No local também foi encontrado uma inscrição em um bloco de alabastro de 15 cm por 17 cm. Os hieróglifos ainda serão traduzidos e por foto já é possível ver que um nome de um(a) faraó está presente, mas os símbolos estão danificados.

Foto: Ministério das Antiguidades do Egito.

As pesquisas, realizadas por uma equipe egípcia, continuarão a ser feitas, inclusive para desenterrar mais estruturas.

Fonte:

Remains of 13th Dynasty pyramid discovered in Dahshur Necropolis. Disponível em < http://english.ahram.org.eg/News/262156.aspx >. Acesso em 03 de fevereiro de 2017.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]