Arqueólogos encontram várias múmias próximo de pirâmide egípcia

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

Arqueólogos poloneses descobriram algumas múmias nas imediações da Pirâmide de Djozer, em Saqqara. A equipe trabalha na região há mais de 20 anos através de uma concessão de escavação concedida ao Centro de Arqueologia Mediterrânea da Universidade de Varsóvia.

Foto: Dąbrowski / PCMA

Esta descoberta recente compreende uma área entre a Pirâmide de Djozer e a parte ocidental do chamado “fosso seco”, que nada mais é que uma vala profunda que circunda a área sagrada da pirâmide.

Foto: Dąbrowski / PCMA

“A maioria das múmias que descobrimos na temporada passada eram muito modestas, elas só foram submetidas a tratamentos básicos de bálsamo e então envoltas em ataduras e colocadas diretamente em cavidades escavadas na areia”, disse Kamil Kuraszkiewicz, coordenador das escavações e que integra o Departamento de Egiptologia, na Universidade de Varsóvia da Faculdade de Estudos Orientais.

Foto: Maciej Jawornicki/ Samorząd Studentów Wydziału Orientalistycznego UW/Facebook

Foto: Dąbrowski / PCMA

Uma das parte mais intrigantes desta descoberta é um dos ataúdes de madeira, que apresenta marcas que lembram inscrições hieroglíficas, mas que em verdade é só uma tentativa de imitação. Basicamente “O artesão que pintou aparentemente não sabia ler e talvez tentou reproduzir algo que já havia visto antes. Em qualquer caso, alguns dos caracteres pintados não são sinais hieroglíficos da escrita hieroglífica e o todo não cria um texto inteligível”, explicou Kuraszkiewicz.

Fonte:

Dozens of mummies dating back 2,000 years found next to world’s oldest pyramid. Disponível em < https://www.thefirstnews.com/article/dozens-of-mummies-dating-back-2000-years-found-next-to-worlds-oldest-pyramid-6545 >. Acesso em 28 de junho de 2019.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]