6 antigas revistas sobre o Egito Antigo despertam nostalgia entre curiosos

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

Recentemente o Arqueologia pelo Mundo passou por mais uma mudança, mas dessa vez não foi na estrutura do canal, mas em seu cenário: mudamos para um ambiente novo, mais espaçoso e mais fresco — decisão necessária, visto que o final de ano é o período mais quente em Aracaju, onde moro.

Foi em meio a essa mudança onde olhei com mais atenção a minha coleção de revistas sobre Arqueologia, História Geral e especificamente Egito Antigo. Sim! Há alguns anos foram vendidas revistas exclusivas sobre o tema! E uma dessas coleções era “A Magia do Egito”, publicada pela Editora Escala.

As revistas que encontrei vão do volume 1 ao 6 e não localizei informações sobre se essa é a coleção completa ou se ela teve continuidade.

De uma forma geral essas revistas possuíam algumas informações bem equivocadas, mas, precisamos reconhecer que elas foram a única oportunidade de contato com o Egito Antigo para muitas pessoas. No início dos anos 2000, quando elas foram publicadas, o YouTube nem sonhava em existir, os documentários se resumiam a poucos canais fechados e a internet era um terreno praticamente inexplorado. Sites sobre o Egito Antigo eram totalmente raros e igualmente pouco confiáveis.

Alguns dos nossos seguidores deixaram seus comentários sobre essas revistas:

Folhear essas revistas me levou de volta à era de ouro das bancas, quando foi um passatempo comum olhar as capas e novidades disponíveis. Hoje, jornais e revistas têm migrado para o meio digital, outros, nem essa oportunidade tiveram, acabando por falir. No Brasil, recentemente perdemos a National Geographic, um dos maiores títulos do mundo.

Espero em breve trazer para vocês a análise de cada uma dessas revistas da coleção. Eu só cheguei a dar uma olhada superficial, então será interessante saber o que está guardado em algumas dessas folhas.

— E mais: Já teve curiosidade em saber como seria viver uma estudante de Arqueologia em um jogo? Então acompanhe a série “Aventuras na Arqueologia”:

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]