A Máscara Mortuária de Tutankhamon mudará sim de museu… Mas, não agora

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

Apesar da pandemia da COVID-19 ter feito com que uma série de eventos ao redor do mundo fosse cancelado ou atrasado, a exemplo da Olimpíada que ocorreria esse ano em Tóquio, os preparativos para a inauguração do Grande Museu Egípcio não pararam.

Em verdade a sua inauguração oficial estava agendada para o final desse ano de 2020, mas, devido a pandemia, ela também foi cancelada e o número de empreiteiros que estão trabalhando em sua construção diminuído. Entretanto, isso não impediu o Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito de continuar a realizar a transferência dos artefatos arqueológicos escolhidos para o acervo do museu.

Dentre esses artefatos estão aqueles pertencentes ao faraó Tutankhamon, que têm sido gradativamente transferidos do Museu Egípcio, e outros museus menores, para o Grande Museu. O que gerou em 2019 a descoberta inusitada de uma caixa com pedaços de artefatos que outrora pertenciam a tumba dele. A caixa foi encontrada no depósito do Museu de Luxor e quando os objetos em seu interior foram analisados, foi descoberto que possuíam pedaços de uma maquete de embarcação do rei:

Porém, uma pergunta ficou no ar durante os últimos meses: quando a máscara mortuária dele, que atualmente encontra-se no Museu Egípcio do Cairo, será transferida? Alias, ela será transferida? A resposta saiu recentemente, quando o Ministério de Turismo e Antiguidades confirmou que de fato a máscara mortuária mudará de lar, sendo transferida para o Grande Museu Egípcio, mas somente após a inauguração do mesmo.

Sempre foi uma desconfiança de que a famosa máscara mortuária seria o último objeto dele a ser transferido, mas as circunstâncias nunca foram reveladas. Por isso, ficaremos no aguardo.

Fonte:

Egypt’s Tourism Minister: Grand Egyptian Museum to house Tutankhamun’s mask upon inaugration. Disponível em < https://www.egyptindependent.com/egypts-tourism-minister-grand-egyptian-museum-to-house-tutankhamuns-mask-upon-inaugration/ >. Acesso em 05 de outubro de 2020.