Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram
O Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito declarou essa semana que anunciará aquela que definiu como “a maior descoberta arqueológica de 2020”. Tal anúncio será feito em uma conferência de imprensa que será realizada na necrópole de Saqqara nos próximos dias.
No início de outubro foi anunciada a descoberta de 59 sarcófagos na região, o que por si só já é notável e histórico. Todos esses caixões estão bem preservados e contendo suas respectivas múmias em seu interior. Saiba mais sobre essa descoberta assistindo ao vídeo abaixo:
Então, isso faz com que nos perguntemos que tipo de descoberta superaria a dos 59 sarcófagos.
Através de algumas fotografias disponibilizadas pelo próprio Ministério é possível ver alguns artefatos em um ótimo estado de conservação, incluindo o que parece ser uma máscara de cartonagem coberta por folhas de ouro.
Ficaremos no aguardo por mais notícias.
“A maior descoberta arqueológica”:
Embora insistam em utilizar o termo “maior descoberta arqueológica”, isso é problemático no sentido de que isso acaba colocando um valor “quantitativo” em descobertas arqueológicas. Que quanto “maior” e “mais enfeitado”, melhor. O que não é verdade. A Arqueologia é uma ciência indiciária, e quanto mais informações tivermos, independente do volume ou “qualidade artística”, melhor.
Espero abordar esse assunto em breve no canal Arqueologia pelo Mundo. Clique aqui e se inscreva nele para não perder nenhum vídeo.
Fonte:
Egypt to announce biggest archaeological discovery of 2020 soon. Disponível em < https://dailynewsegypt.com/2020/11/09/egypt-to-announce-biggest-archaeological-discovery-of-2020-soon/ >. Acesso em 09 de novembro de 2020.
Egypt to announce biggest archaeological discovery in 2020 in few days. Disponível em < http://english.ahram.org.eg/News/391380.aspx >. Acesso em 09 de novembro de 2020.