Tumba de tesoureiro do faraó Ramsés II é encontrada em Saqqara

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

Em Saqqara, área que na antiguidade foi a primeira capital do Egito, uma equipe de pesquisa da Faculdade de Arqueologia da Universidade do Cairo, chefiada pela arqueóloga Ola El-Ajezy, escavou a região onde está a tumba de Ptah-M-Wia, homem que era tesoureiro-chefe do faraó Ramsés II (Novo Império; 19ª Dinastia).

A descoberta foi anunciada por Mustafa Waziri, Secretário-Geral do Conselho Supremo de Antiguidades, que explicou que no local outras tumbas foram identificadas, como a do governador de Mênfis, Ptah-Mas, o Embaixador Real de Países Estrangeiros, Basir, e o Comandante Supremo do Exército, Eurkhi.

No caso de Ptah-M-Wia a sua descoberta é de grande interesse porque ele possuía cargos importantes como “tesoureiro chefe”, “escriba real”, “supervisor chefe do gado” e “responsável pelas oferendas divinas” no templo de Ramsés II em Tebas.

Pesquisas arqueológicas desde a década de 70:

Ahmed Ragab, Reitor da Faculdade de Arqueologia da Universidade do Cairo, explicou para imprensa que as escavações da faculdade tiveram início na década de 1970 e o objetivo inicial era procurar e estudar mosteiros coptas. Entretanto, sepulcros dos tempos dos faraós começaram a surgir, fazendo com que o foco da pesquisa mudasse. Isso levou a equipe direto para a descoberta de muitas tumbas do Período Ramséssida, incluindo a tumba do vizir real Nefer-Ranpet.

Já a missão chefiada pela Ola Al-Ajezi, começou em 2005 e segue firme até os dias de hoje. Ela explicou que esse cemitério tem um estilo próprio, denominado tumba-templo, pois consiste numa entrada em forma de edifício, seguida de um ou mais pátios.

No caso da sepultura de Ptah-M-Wia o descoberto até o momento foi uma entrada de pedra (onde foram esculpidas cenas mostrando o dono do túmulo) e um corredor com paredes de gesso pintadas e coloridas onde é possível ver uma procissão mostrando oferendas, que termina com o abate de um bezerro.

Além das paredes a equipe também encontrou restos de blocos de pedra contendo inscrições, assim como fragmentos de colunas osirianas. Tudo isso será examinado e restaurado ao longo da pesquisa.

Fonte:

Cairo Uni. Mission Discovers Tomb of Treasury Chief during King Ramses II Reign. Disponível em < https://see.news/cairo-uni-mission-discovers-tomb-of-treasury-chief-during-king-ramses-ii-reign/ >. Acesso em 30 de outubro de 2021.