As histórias de múmias egípcias em museus estão agora em livro inédito

As discussões sobre a exibição de múmias egípcias em museus e o papel que essas instituições tiveram na exploração de artefatos arqueológicos estão cada vez mais frequentes. Foi pensando nisso que a historiadora cultural Angela Stienne desde 2016 tem levantado na internet as controvérsias sobre a presença de restos humanos em museus, tudo isso em seu site mummystories.com.

Porém, agora essas histórias estão alcançando o papel, chegando no seu livro “Mummified: the stories behind egyptian mummies in museums”. Nele ela explora casos curiosos e controversos sobre múmias mantidas em museus franceses e britânicos indo desde o pó de múmia à dissecação de corpos para fins de análises raciais.

Mas os interessados precisarão esperar um pouquinho, já que o lançamento do livro está previsto para depois de junho de 2022. Entretanto, é possível comprá-lo antecipadamente.

Link para a compra antecipada: 

Mummified: the stories behind egyptian mummies in museums: https://amzn.to/3nOCW8p

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]