Revista especial sobre o Egito Antigo

Por Márcia Jamille Costa | @MJamille

 

Está nas bancas deste mês (Junho) a Edição Especial Egito da Aventuras na História.

 

 

Edição Especial Egito. Aventuras na Historia. Junho de 2011.

 

 

A capa, mais uma vez, saiu da mesmice de sempre ser o Tutankhamon e  a revista está vindo com curiosidades pertinentes. O material está extremamente organizado, começando com uma seção para falar sobre a origem da civilização egípcia, com imagens explicativas e quadros de informações complementares. Depois o leitor é levado ao cotidiano, guerras e religião (onde trouxeram a hierarquia de nascimentos dos deuses). Alguns dos textos foram escritos pela jornalista Cláudia de Castro Lima, que escreveu a matéria “A última faraó” na edição de Abril de 2011 da revista Aventuras na História.

 

 

Edição Especial Egito da Revista Aventuras na História. Junho de 2011. Foto: Márcia Jamille Costa. 2011

 

 

Duas das páginas nesta edição são as mesmas da revista Super Interessante especial “Arqueologia” de Agosto de 2008, sendo que foi mudado o designer e algumas informações estão atualizadas, exceto a do quadro que fala da descoberta da KV-63: eles repetiram o erro onde escrevem que a KV-63 foi descoberta em 2005 com seis sarcófagos dentro, na verdade a informação correta é 2006 com sete sarcófagos. Em uma página para o faraó Tutankhamon também existe um errinho, ele não é o ultimo faraó da XVIII Dinastia, quem fecha é o Ay, seu sucessor.     

 

 

Capa da Edição Especial Egito da Aventuras na História (2011) e Super Interessante Especial Arqueologia (2008). Foto: Márcia Jamille Costa. 2011.

 

 

Mesmas páginas, mas isto em nada diminui a qualidade da revista. Edição Especial Egito da Revista Aventuras na História. Junho de 2011. Foto: Márcia Jamille Costa. 2011

 

 

De uma forma geral a edição é muito boa e bem organizada não só graficamente como em termos de conteúdo. Fiquei bem satisfeita com a compra.

 

Ficha técnica:

 

Revista: Aventuras na História: Especial Egito

Autor:  Vários

Ano de publicação (Brasil): 2011

Distribuição: Editora Abril

Tema: Arqueologia, Antigo Egito, Egiptologia.

Márcia Jamille

Arqueóloga formada pela UFS com a monografia “Egito Submerso: a Arqueologia Marítima Egípcia” e mestra em Arqueologia também pela UFS com a pesquisa “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: uma proposta de pesquisa das sociedades dos oásis do Período Faraônico”. É administradora do Arqueologia Egípcia e autora do livro "Uma viagem pelo Nilo". [Leia seu perfil]

4 comentários sobre “Revista especial sobre o Egito Antigo

  1. Como sempre, nessas revistas só se preocupam com o designe da revista, enquanto o conteúdo sempre é duvidável. Artigos escritos por jornalistas, na minha opinião, devem ser dignos de desconfiança por demonstrar sensacionalismo. Não sou contra a categoria, só acho que uma revista deste porte e de viés histórico deveria ser escrito por historiadores, arqueólogos, paleontologos e outra de categorias complementares.

    • Eu concordo com você, claro que não dá para reclamar de todos, já vi matérias ótimas sobre o assunto, mas é muito raro. Tudo bem que no caso do Arqueólogo (falando da minha área) existe o freqüente problema do “arqueologuês” que muitos não conseguem abandonar na hora de escrever uma matéria para um público geral, daí eu acho que deveria entrar a edição por parte do jornalista. Mas sabemos que nem sempre é assim. Para quem não é da área a matéria é linda e maravilhosa, mas eu mesma já vi erros bizarros.
      Para quem acha que arqueólogo ou historiador não consegue vender revista leiam a Revista de História da Biblioteca Nacional e confiram.

  2. Essa eu perdi.
    Não sei qual a opinião dos profissionais, mas eu comprei várias edições da série “Grandes Civilizações do Passado”. Em minha leiga opinião, é simplesmente incrível… mas talvez eu seja uma pessoa q se impressiona fácil XD

    • Oi Rafael,
      Se é a que estou pensando eu tenho esta “Grande civilizações do passado” (por acaso só “Egito”) que não deveria ser tratada como uma simples revista (como tem sido colocado pelos sites), mas como um livro mesmo de tão extensa e completa que é. Super recomendado este material.
      Abraços!

Os comentários estão desativados.