A inauguração do Grande Museu Egípcio será tão impressionante quanto o Desfile das Múmias Reais, diz ministro

Por Márcia Jamille | @MJamille | Instagram

O ministro de turismo e antiguidades do Egito, Khaled el-Anani, recentemente deu detalhes do que espera-se para a cerimônia de inauguração oficial do Grande Museu Egípcio. Primeiramente ele salientou que a data da inauguração será definida de acordo com a situação geral da pandemia, ou seja, de uma perspectiva mundial. Eles querem que o evento seja adequado para todos, não somente para os egípcios.

Será neste museu onde os artefatos da tumba de Tutankhamon ficarão juntos pela primeira vez desde sua descoberta em 1922. Tratam-se de mais de 5.000 artefatos de cunho militar, doméstico e ritual. A múmia do rei, entretanto, permanecerá no Vale dos Reis, como explica o arqueólogo Zahi Hawass nesse vídeo:

O Grande Museu foi construído nas proximidades de Gizé, onde estão a Grande Pirâmide e a Grande Esfinge. Sua inauguração foi cancelada várias vezes, mas, agora com 98% do edifício pronto, especialistas do mundo inteiro e curiosos estão ansiosos com sua abertura oficial.

A arqueologia egípcia e a COVID-19:

Dada a crise causada pela pandemia, o Egito, a priori, cancelou todas as atividades turísticas no país e depois a liberou, mas com uma série de restrições. Porém, o governo não parou de anunciar descobertas arqueológicas (o que criou algumas polêmicas, como no caso da descoberta dos 59 sarcófagos). O ministro admite que essa ampla divulgação de descobertas tem como objetivo deixar o Egito vivo na cabeça das pessoas, para mantê-las com vontade de conhecer o país após o fim da pandemia.

Fonte:

Grand Egyptian Museum opening to be as impressive as Royal Mummies Parade: El-Anani. disponível em < https://dailynewsegypt.com/2021/05/16/grand-egyptian-museum-opening-to-be-as-impressive-as-royal-mummies-parade-el-anani/ >. Acesso em 17 de maio de 2021.